MPSC fará recomendação ao Estado com medidas para resolver situação do antigo estaleiro Arataca, em Florianópolis
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, vai expedir uma recomendação à Secretaria de Estado da Infraestrutura solicitando medidas emergenciais para resolver a grave situação em que se encontra o prédio que abrigava o estaleiro Arataca, localizado abaixo da cabeceira insular da Ponte Hercílio Luz.
De acordo com o Promotor de Justiça Daniel Paladino, será estipulado um prazo de 30 dias para que o Estado tome providências em relação às péssimas condições sanitárias e de segurança do local. Além disso, determinará que, no prazo de 60 dias, o Estado promova a sua demolição total, salvo a improvável possibilidade de recuperação da estrutura, o que deverá ser devidamente comprovado por laudos e estudos técnicos. A Defesa Civil municipal alerta para riscos de colapso da estrutura.
"Diante das condições em que se encontra a edificação, a decisão tomada de forma colegiada nesta tarde visa preservar o local, a saúde pública e a segurança pública, dadas a quantidade de lixo, a presença de usuários de drogas e a situação precária da estrutura, que apresenta riscos reais de colapso, segundo a Defesa Civil municipal. A Ponte Hercílio Luz é o equipamento turístico mais visitado do estado e apresenta logo abaixo da sua cabeceira um local totalmente degradado, que já foi utilizado para o cometimento de crimes e seguramente pode acarretar a proliferação de agentes patógenos nocivos à saúde das pessoas", alerta Paladino.
O titular da 30ª PJ da Capital salienta, ainda, que em 2006 o Ministério Público havia entrado com uma ação civil pública propondo a restauração do local, o que foi negado pelo Poder Judiciário sob a alegação de que, no estado em que o prédio se encontrava há 18 anos, já era passível de demolição. O fato foi considerado na reunião, pois a situação já era preocupante e foi severamente agravada até o momento atual.
Participaram da reunião as seguintes autoridades:
- Promotor de Justiça Daniel Paladino, titular da 30ª Promotoria de Justiça da Capital;
- André Luis Toigo Diesel, da Secretaria de Estado da Administração;
- Marina Cañas Martins, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina;
- Márcio Luiz Alves, Secretário de Obras da Prefeitura de Florianópolis;
- Lídio Cruz, Presidente da Fundação Franklin Cascaes (representando a Secretária de Turismo);
- Tenente-Coronel André Rodrigo Serafin, Comandante do 4º Batalhão da PMSC;
- Delegado Wanderley Redondo, da Polícia Civil;
- Samuel Vidal, da Defesa Civil municipal;
- Juliano Pereira, da Defesa Civil municipal;
- Luciana Tavares, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis;
- Rodrigo Marques, do Conseg Centro.
Rádio MPSC
Ouça o MPSC Notícias com o Promotor de Justiça Daniel Paladino.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste