Agosto Lilás: NEAVIT leva orientação sobre violência contra a mulher à comunidade de Aurora

Ação reuniu serviços e instituições para ampliar o acesso da população aos canais de atendimento e proteção.

01.09.2026 18:44
Publicado em : 
01/09/26 18:44

Durante a programação do Agosto Lilás no município de Aurora, o Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas (NEAVIT), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), levou à comunidade orientações sobre prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. A ação, realizada no dia 25 de agosto e promovida pela administração municipal e pelo CRAS, contou com atendimentos ao público, distribuição de materiais informativos e uma atividade de conscientização com estudantes, além da participação de outras instituições da rede de proteção.

A participação do NEAVIT teve como foco ampliar o acesso à informação e aproximar a população dos serviços que integram a rede de proteção. Durante o evento, a equipe esteve disponível para orientar moradores sobre situações de violência, esclarecer dúvidas e apresentar os caminhos para buscar ajuda. Também foram distribuídos materiais sobre os diferentes tipos de violência e os canais de denúncia e atendimento.

A presença do núcleo também possibilitou o acolhimento de uma moradora de Aurora que já é acompanhada pelo serviço, além de orientações jurídicas preventivas a pessoas que participaram da programação. A atuação reforçou a importância de oferecer espaços em que a população possa não apenas receber informação, mas também encontrar orientação sobre como agir diante de uma situação de violência.

Com estudantes da rede pública de ensino e integrantes da comunidade, o NEAVIT abordou aspectos da violência doméstica e familiar a partir da Lei Maria da Penha. A atividade tratou das violências física, psicológica, sexual, patrimonial, moral e vicária e apresentou situações que podem funcionar como sinais de alerta em relacionamentos, como controle, isolamento social, chantagem e intimidação.

A abordagem também destacou o ciclo da violência e a importância de reconhecer comportamentos abusivos antes que situações de violência se agravem. Foram apresentadas, ainda, informações sobre medidas protetivas de urgência e sobre os serviços que podem ser procurados por mulheres que estejam em situação de violência.

A ação em Aurora reuniu diferentes instituições com atuação na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher. Além do NEAVIT, participaram a Defensoria Pública do Estado, o Núcleo de Prática Jurídica da UNIDAVI, a Polícia Militar com a Rede Catarina, o Conselho Tutelar e representantes das secretarias municipais e do gabinete do Prefeito. O Ônibus Lilás, unidade móvel voltada ao acolhimento e à orientação de mulheres, também integrou a programação. 

 

NEAVIT

O Núcleo de Enfrentamento a Violências e Apoio às Vítimas atende pessoas vítimas de diferentes formas de violência, incluindo violência doméstica, crimes sexuais, racismo, intolerância religiosa, violência no esporte e outras situações que envolvam ameaça grave ou violação de direitos. O serviço atua com equipes multidisciplinares e em parceria com órgãos públicos, universidades, coletivos e serviços municipais, buscando oferecer acolhimento, proteção e atendimento humanizado às vítimas.

Em situações de violência doméstica, a população pode buscar ajuda por meio da Ouvidoria do MPSC (127), do NEAVIT de Rio do Sul, da Polícia Militar (190), da Polícia Civil (181) ou da Central de Atendimento à Mulher (180).

Fonte: 
Institucional
Membros eleitos tomam posse no Conselho Superior do MPSC para o biênio 2026-2028
Violência contra as mulheres
Agosto Lilás: NEAVIT leva orientação sobre violência contra a mulher à comunidade de Aurora
Violência contra as mulheres
NEAVIT distribui panfletos em espanhol e língua crioula durante ação do Agosto Lilás em Criciúma voltada à proteção das mulheres imigrantes
Meio Ambiente
MPSC discute estratégias de atuação e continuidade institucional em cenários de emergência climática
Direitos Humanos
Ouvidoria do MPSC visita Univille para acompanhar ações do Pacto de Enfrentamento à Violência de Gênero
Criminal
Denunciado pelo MPSC, homem é condenado por homicídio praticado na Praça XV, no Centro de Florianópolis