Primeiros Socorros: Servidores das Promotorias de Justiça de Caçador recebem treinamento
Ninguém está livre de se deparar com casos de emergência, como acidentes, lesões ou situações envolvendo a saúde, seja em casa, no trabalho ou no trânsito. Nesse contexto, o conhecimento pode ajudar a salvar uma vida. Recentemente, os servidores das Promotorias de Justiça da Comarca de Caçador participaram de um treinamento em primeiros socorros, aprendendo a proceder corretamente sempre que for necessário.
O curso foi ministrado por dois Bombeiros Voluntários, a pedido da Promotora de Justiça Silvana do Prado Brouwers. Nosso objetivo foi instruir os servidores das cinco Promotorias de Justiça da comarca sobre como agir em situações complexas, orientando-os a sempre manter a calma, fazer os primeiros socorros e chamar rapidamente o resgate profissional, explica.
Durante três horas, os servidores aprenderam a avaliar a cena e a vítima, analisar os sinais vitais e sintomas, diferenciar emergências médicas (desmaio, convulsão, mal súbito, etc) e emergências traumáticas (hemorragia, fratura, queimadura, etc), trabalhar em equipe e acionar o serviço especializado (SAMU ou Corpo de Bombeiros).
O treinamento trouxe conhecimentos importantes quanto a maneira correta de prestar auxílio em uma situação de emergência, demonstrando o uso efetivo de técnicas que devem ser aplicadas. Agora me sinto mais preparada para intervir sempre que necessário, de modo a preservar a vida da vítima até a chegada dos socorristas, inclusive acionando o serviço de emergência, diz a assistente de Promotoria Karen Alice Schiestl Henrique.
Saiba Mais
Primeiros Socorros são as primeiras providências tomadas no local do acidente. É o atendimento inicial e temporário feito por qualquer pessoa até a chegada de um socorro profissional.
Segundo o Código Penal Brasileiro (artigo 135), deixar de prestar o socorro à vítimas de acidentes ou pessoas em perigo iminente, podendo fazê-lo, caracteriza crime. A pena varia de um a seis meses de detenção ou multa.
Últimas notícias
23/06/2026Procuradora-Geral de Justiça anuncia investimento de R$ 50 milhões para defesas civis na abertura do Summit Cidades 2026
23/06/2026MPSC aponta riscos ambientais em ação e consegue liminar para suspensão de regularização fundiária no Ervino
23/06/2026MPSC apresenta reestruturação do GEDCLIMA em reunião ampliada
22/06/2026Após pedido do MPSC, Justiça determina prisão preventiva de investigado por estupro de vulnerável na Comarca de São Francisco do Sul
22/06/2026Quatro ILPIs do mesmo casal são interditadas; proprietários e funcionários ficam proibidos de atender idosos
22/06/2026MPSC participa do Summit Cidades 2026 com palestrantes e presença da Procuradora-Geral de Justiça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste