Post

O terceiro episódio do Podcast "Momento MP" deu início ao debate sobre as Eleições Municipais de 2024. Dessa vez, os entrevistados do programa foram o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa, Promotor de Justiça André Milioli, o Diretor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Gonsalo André Agostini Ribeiro, e o Coordenador Adjunto do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa, Dr. Pedro Roberto Decomain, que participou de maneira remota.

Entre os assuntos debatidos no episódio, destaca-se o papel do Ministério Público nas Eleições Municipais, a diferença entre pleito geral e municipal, a capacitação de promotores em ano eleitoral, o uso da inteligência artificial e as aplicabilidades do e-Título.

"Através da atuação do Promotor ou Promotora Eleitoral, tem-se a luta pela legitimidade desse processo eleitoral. O promotor acompanha desde as convenções partidárias, o registro das candidaturas, a propaganda, até a fiscalização de crimes eleitorais", explicou o Dr. André Milioli sobre a importância do MP nesse processo.

Com vasta experiência na atuação eleitoral, o Coordenador Adjunto do CMA do MPSC,  Pedro Decomain, falou da amplitude desta eleição para prefeito e vereadores. "A primeira grande diferença é o número de candidatos. As disputas também costumam ser bastante acirradas nos municípios. Às vezes, a diferença de votação é muito pequena. Esse é um fator que pode esquentar a busca pelo voto. Qualquer voto pode fazer a diferença", disse Decomain.

Post

O Diretor-Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Gonsalo André Agostini Ribeiro, ressaltou a importância do Trabalho conjunto entre o os TREs e o Ministério Público. "O Ministério Público é um garantidor das regras, inclusive eleitorais. Nós temos em Santa Catarina 100 promotores que têm atribuição eleitoral, mas todos os outros também podem atuar" disse o Diretor geral do TRE-SC.

Cobertura eleitoral

Ao longo do ano, o Podcast Momento MP vai promover outros programas sobre o tema  Eleições 2024, debatendo diferentes aspectos do pleito e da atuação do Ministério Público de Santa Catarina.

Momento MP

Com episódios semanais, o Podcast "Momento MP" tem o objetivo de divulgar os resultados e a atuação da Instituição. Visando aproximar a sociedade dos temas discutidos, o novo formato de comunicação trará assuntos variados em conversas com linguagem simples e objetiva.  Nos programas, serão debatidos temas como questões ambientais, acolhimento às vítimas, justiça penal e negocial, acordos de não persecução penal, entre outros.Cada podcast terá duração média de 30 minutos e para ouvir basta acessar a Rádio MPSC no Spotify. O programa também terá a versão em vídeo disponível do canal do MPSC no Youtube.