Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) firmou, nesta quarta-feira (22/6), um Termo de Cooperação Técnica com outros 29 órgãos públicos e privados, voltado a preservação da saúde dos consumidores. A parceria engloba os órgãos estaduais e federais de fiscalização e também entidades de classe dos setores responsáveis pela produção, processamento e comércio de alimentos em Santa Catarina.

A assinatura do documento foi realizada em solenidade realizada na 29ª Exposuper - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas, evento promovido em Joinville pela Associação Catarinense dos Supermercadistas (ACATS), uma das entidades signatárias do termo de cooperação.

"O consumidor quer maior segurança dos produtos ofertados no mercado, pois ninguém pode aceitar tranquilamente que resíduos de contaminantes químicos, biológicos e físicos venham a colocar em risco a saúde de todos por falhas, descuidos ou desconhecimento das boas práticas de cultivo ou fabricação", salientou a Procuradora-Geral de Justiça em exercício, Vera Lúcia Ferreira Copetti, após assinar o documento.

Post

Já o presidente da ACATS, Atanásio dos Santos Netto, destacou que a parceria inédita no País mostra como, mais uma vez, Santa Catarina está fazendo a diferença. "Estão reunidas 30 entidades para trabalhar toda a cadeia produtiva com vista a oferecer ao consumidor um produto saudável e de qualidade", disse.

O Secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, ressaltou a conscientização do produtor catarinense. "Não tenho dúvida, nem o agricultor tem, de que o produto que oferecemos tem que ser cada dia mais saudável, mais seguro, e com mais informação", disse no evento.

A partir da assinatura do Termo de Cooperação, ficou criado um grupo de trabalho reunindo os entes públicos e privados, coordenado pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MPSC (CCO), para gerenciar a elaboração e execução de projetos de atuação conjunta em defesa da saúde dos consumidores.

A nova parceria possibilitará o intercâmbio de informações e o estabelecimento de estratégias a fim de fiscalizar a qualidade de alimentos e coibir o uso indiscriminado de resíduos de agrotóxicos e de outros contaminantes químicos, biológicos e físicos em vegetais, carnes, derivados e água distribuída. Outro foco da parceria serão o desenvolvimento de ações educativas e de orientação do setor, o oferecimento de assistência técnica e extensão rural e o fomento de pesquisas científicas voltadas ao objeto do termo de cooperação.

Após o evento, a equipe técnica do CCO se reuniu com representantes do Ministério Da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) para discutir o controle das normas sanitárias de produção agrícola.


Veja abaixo as entidades públicas e privadas que formam a parceria

1. Ministério Público de Santa Catarina

2. Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

3. Associação Catarinense de Supermercados

4. Superintendência Federal do Ministério Da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

5. Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

6. Secretaria de Estado da Saúde

7. Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

8. Secretaria de Estado da Segurança Pública

9. Secretaria de Estado do desenvolvimento Econômico Sustentável

10. Secretaria Especial da Agricultura Familiar e desenvolvimento Agrário

11. Polícia Militar do Estado de Santa Catarina

12. Companhia Integrada de desenvolvimento Agrícola do Estado de Santa Catarina

13. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

14. Conselho Estadual de Combate à Pirataria

15. Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina

16. Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina

17. Instituto de Metrologia de Santa Catarina

18. Federação Catarinense de Municípios

19. Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina

20. Federação dos Trabalhadores na Agricultura

21. Conselho Regional de Engenharia e Agronomia

22. Conselho Regional de Nutricionistas

23. Conselho Regional de Química

24. Diretoria de Vigilância Sanitária

25. Laboratório Central de Saúde Pública

26. Centro de Informações Toxicológicas

27. Departamento de defesa do Consumidor

28. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Santa Catarina

29. Instituto de Pesquisa em Risco e Sustentabilidade

30. Associação dos Usuários Permanentes da Ceasa/SC