GAECO, em apoio a 2ª PJ de Braço do Norte, deflagra Operação para combater crimes de corrupção e violação do sigilo funcional
Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão na região Sul de Santa Catarina, em investigação que apura crimes de corrupção e violação do sigilo funcional.
Na manhã desta terça-feira (21/10), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio à 2ª Promotoria de Justiça de Braço do Norte, deflagrou uma operação que apura crimes de corrupção e violação de sigilo funcional. A ação é fruto de uma investigação conduzida ao longo dos últimos meses, com base em indícios de atuação ilícita envolvendo uma advogada e um policial militar.
Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Tubarão/SC, que acolheu o requerimento apresentado para obtenção das medidas cautelares cumpridas neste dia.
Segundo as investigações, o policial teria repassado informações sigilosas de sistemas internos à advogada, que as utilizava para favorecer clientes envolvidos em investigações criminais. O esquema, além de comprometer a integridade das apurações, representa uma grave infração aos deveres funcionais.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em endereços vinculados aos investigados, no município de Içara. Um representante da OAB acompanhou o cumprimento das medidas judiciais para garantir que fossem respeitadas as prerrogativas funcionais de um dos investigados na operação.
Os materiais recolhidos serão encaminhados à Polícia Científica para realização de exames periciais. Após a elaboração dos laudos, as evidências serão analisadas pela equipe responsável, visando o aprofundamento das investigações.
As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Últimas notícias
30/04/2026Homem é condenado a 16 anos de prisão por homicídio qualificado da própria filha de dois meses de idade
30/04/2026Dupla é condenada por homicídio e tentativa de homicídio cometidos em Sangão, no Sul do estado
30/04/2026Ex-Prefeito de Irani é condenado por improbidade administrativa em ação movida pelo MPSC
30/04/2026Promotor de Justiça ministra treinamento para lageanos que pretendem se tornar padrinhos afetivos de crianças e adolescentes acolhidos
30/04/2026Podcast “Educando cidadãos” estreia segunda temporada com histórias de atitudes que transformam realidades
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste