II Encontro Estadual do Nisa tem inscrições prorrogadas
As inscrições para o II Encontro Estadual do Núcleo Intersetorial de Suporte ao APOIA (NISA), que tem como tema "Criança e adolescente: lugares e caminhos", foram prorrogadas até quinta-feira (22/08). Segundo a organização do evento, das 300 vagas disponibilizadas, cerca de 200 já foram preenchidas. Para participar, basta fazer a inscrição por meio deste link .
O encontro é uma forma de promover a integração e o fortalecimento dos envolvidos na rede de atendimento à criança e ao adolescente, a fim de aperfeiçoar teórica e metodologicamente as práticas profissionais dos integrantes dos NISAs. Palestras, oficinas, exposições e outras atividades abordarão temáticas como o papel da arte na constituição do sujeito, planos de educação e trabalho com os dados do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA), e Justiça Restaurativa.
Ao todo, o evento terá duração de 19 horas e será direcionado a atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro tem como público-alvo Conselheiros Tutelares, Conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, Defensores Públicos, Juízes, Promotores de Justiça, Gestores e profissionais que atuam nas políticas de saúde, educação, cultura, esporte, assistência social e segurança pública, entre outras.
O II Encontro Estadual é promovido pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em parceria com a UNIPLAC, e conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Entre os parceiros estão o Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMESC) e a Faculdade CESUSC.
Saiba como foi o I Encontro Estadual do NISA aqui.
Conheça o NISA
O NISA foi criado pelo MPSC com o objetivo de fomentar a implantação e a manutenção de grupos intersetoriais que trabalhem de modo articulado as causas da infrequência escolar diagnosticadas pelo APOIA, que também é desenvolvido pela Instituição.
A intenção é ser um espaço coletivo de reflexão, debate, mobilização e elaboração de estratégias para os desafios cotidianos enfrentados pela rede de atendimento à criança e ao adolescente em cada município, a fim de que os diversos setores possam compreender, em conjunto, as causas da evasão e da infrequência escolar, palcos de diversas violações de direitos.
Confira, abaixo, a programação completa do evento:
serviço
O quê? II Encontro Estadual do Núcleo Intersetorial de Suporte ao APOIA (NISA)
Quando? 26 a 28 de agosto
Onde? Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), em Lages
Últimas notícias
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
03/10/2025Pedinte que roubou mãe e filha em um parque em Videira e ainda praticou ato libidinoso é condenado em ação penal do MPSC
Mais lidas
03/10/2025Entidades trazem ao MPSC preocupação com propostas legislativas que colocam em risco unidades de conservação de Florianópolis
03/10/2025MPSC fortalece combate ao crime organizado com foco em criptoativos e lavagem de dinheiro durante workshop
03/10/2025Casal é condenado por tráfico de drogas em ação penal do MPSC
03/10/2025Condenado em Joinville homem que atentou contra a vida de casal após desentendimento no trânsito
02/10/2025MPSC assina Pacto pela Excelência pela Educação e reforça protagonismo na indução do ICMS Educação
03/10/2025Réu é condenado a 63 anos de prisão por dois homicídios, tentativa de homicídio e corrupção de menores