Homem que matou desafeto no estacionamento de um brique em Fraiburgo é condenado a mais de 18 anos de prisão
Ele foi a uma loja de móveis usados com a esposa para tentar vender um fogão e nunca mais voltou para casa. Sua vida foi tirada no estacionamento do brique, com três tiros que atingiram a cabeça, o peito e o braço esquerdo. O crime ocorreu no feriado de 7 de setembro de 2022, e o autor dos disparos foi julgado na semana passada, com base na denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
A sessão do Tribunal do Júri aconteceu no fórum da comarca e o Promotor de Justiça André Ghiggi Caetano da Silva conduziu a acusação contra o réu. Durante uma hora e meia, ele apresentou as provas coletadas ao longo do processo e, posteriormente, usou o período da réplica para desmantelar a tentativa da defesa de minimizar a relevância e os impactos do crime.
"Estamos aqui para defender a vida. Somos a voz da vítima e queremos garantir que ela seja ouvida pela última vez. O autor do crime não pode ficar impune; ele precisa enfrentar as consequências dos seus atos. Esse é o desejo da sociedade, representada aqui pelo Ministério Público", disse o Promotor de Justiça.
Os jurados acolheram integralmente a denúncia do MPSC e o réu foi condenado a 18 anos, quatro meses e 10 dias de reclusão por homicídio qualificado por motivo fútil - pois o crime foi cometido por conta de uma desavença anterior - e porte ilegal de arma de fogo, afinal o revólver utilizado estava em desacordo com a legislação.
O réu respondeu ao processo em liberdade, mas foi conduzido para a prisão assim que o julgamento terminou, graças a uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal que determina que pessoas condenadas pelo Tribunal do Júri comecem a cumprir a pena imediatamente, mesmo que ainda possam recorrer a outras instâncias judiciais.
O Promotor de Justiça André Ghiggi Caetano da Silva finalizou dizendo que a condenação é um sinal claro de que a justiça precisa ser feita e de que a sociedade não aceitará a violência como parte do cotidiano. "É nosso dever proteger a vida e garantir que aqueles que cometem crimes respondam por suas ações".
Últimas notícias
12/06/2026Condenado a 68 anos de prisão homem que matou a facadas a ex-companheira e o namorado dela
12/06/2026Por dentro do MPSC: Procuradora-Geral de Justiça recebe calouros do curso de Direito da UFSC
12/06/2026MPSC participa de solenidade dos 23 anos de emancipação do CBMSC
12/06/2026Coordenadora-Geral do NEAVIT participa de seminário nacional sobre os 20 anos da Lei Maria da Penha
12/06/2026Ministério Público recomenda regulamentação de circulação de bicicletas e patinetes elétricos em Dionísio Cerqueira
12/06/2026MPSC disponibiliza formulário para cadastro de pessoas desaparecidas
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste