AVISO DE PAUTA: GEDCLIMA promove seminário sobre mudanças climáticas e debate prevenção dos municípios para situações de desastres
O Grupo Especial de Defesa dos Direitos Relacionados a Desastres Socioambientais e Mudanças Climáticas (GEDCLIMA) promove, nesta quinta e sexta-feira (13 e 14/3), a segunda edição do seminário "Mudanças climáticas e desastres socioambientais: ciência, lei e ação por um futuro sustentável nas cidades". O evento trará palestrantes de referência internacional na área ambiental e de desastres climáticos, como o cientista brasileiro destacado na área de estudos sobre o aquecimento global Carlos Nobre, o articulista da Revista Veja e cientista político Fernando Schuler e o Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz. Outros 25 painelistas e debatedores fazem parte da programação. Veja abaixo.
De acordo com um levantamento do Tribunal de Contas do Estado, no ano passado, pelo menos 100 municípios têm maior risco de deslizamentos de solo e de inundações em Santa Catarina. Por isso, uma das discussões do seminário será sobre a preparação dos municípios para enfrentar situações de desastres climáticos, ressaltando a importância dos planos de contingência municipais. Além disso, será debatida a essencialidade de se estabelecer uma política pública duradoura e de Estado para lidar com as mudanças climáticas, bem como estratégias de profissionalização das Defesas Civis municipais.
Na abertura do evento, já está confirmada a presença de representantes de diversas instituições, como o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Fábio de Souza Trajano; o Conselheiro Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, José Nei Alberton Ascari; o Deputado Estadual Marquito e representantes do Governo do Estado.
O seminário marca o primeiro ano de atividades do GEDCLIMA e o Dia de Conscientização das Mudanças Climáticas, comemorado em 16 de março.
SERVIÇO
O quê: seminário "Mudanças climáticas e desastres socioambientais: ciência, lei e ação por um futuro sustentável nas cidades".
Quando: quinta-feira, 13 de março, às 14h, e sexta-feira, 14 de março, a partir das 9h.
Onde: auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis