
Qualificar pra Humanizar - Programa de Fortalecimento de Residências Inclusivas no Estado de Santa Catarina
A residência inclusiva, assim nominada, é um serviço socioassistencial da Proteção Social de Alta Complexidade do SUAS na modalidade de acolhimento institucional, previsto na Resolução 109/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social, voltada ao atendimento de jovens e adultos com deficiência, cujos vínculos familiares estejam rompidos ou fragilizados, e que não dispõem de condições de se manterem sozinhos, de retaguarda familiar temporária ou permanente.
Além disso, as residências inclusivas possuem expressa disposição legal no âmbito da Lei Federal n. 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão - LBI), como uma das modalidades de moradia para pessoas com deficiência, prestada no âmbito do SUAS à pessoa com deficiência em situação de dependência que não disponha de condições de autossustentabilidade.

Material de Apoio
Produzido no âmbito do "Qualificar para Humanizar: Programa de Fortalecimento de Residências Inclusivas no Estado de Santa Catarina", o material de apoio visa fornecer orientações práticas e informações essenciais para a garantia e eficácia dos serviços prestados nas Residências Inclusivas no Estado de Santa Catarina.
O objetivo é que este material oferecer auxílio às Promotorias de Justiça na realização das vistorias às Residências Inclusivas existentes no Estado de Santa Catarina, abordando questões conceituais por meio de perguntas e respostas, assim como outros aspectos relevantes para a realização das vistorias.