Post

No estado de Santa Catarina, cada habitante produz, em média, 0,73kg de resíduos sólidos por dia. Em 2017, segundo o Plano Estadual de Resíduos Sólidos , mais de 1.7 milhão de toneladas de resíduos urbanos foram coletados, mas estima-se que pelo menos 6% dos resíduos produzidos no Estado não sejam coletados e ficam no meio ambiente.

Pensando no gerenciamento desses resíduos e na correta destinação, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sediará nesta sexta-feira (15/3), em Florianópolis, a terceira edição do seminário "O Ministério Público e a Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa". 

O evento é realizado pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), em parceria com o MPSC, e focará nos oito anos da lei federal que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

¿Em SC o êxitoso programa lixo nosso de cada dia promoveu o encerramento dos Lixões antes mesmo da legislação exigir. Contudo, ainda falta um maior envolvimento de todos na redução, reutilização e reciclagem dos resíduos, aliado ainda ao cumprimento dos Planos Municipais e na fiscalização dos grandes geradores" comentou o Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME), Promotor de Justiça Paulo Antonio Locatelli.

Para estabelecer normas que visem benefícios em relação aos resíduos, desde 2010 a PNRS passou a determinar princípios, diretrizes e ações a serem realizadas pelo governo federal, pelo estadual e pelo municipal. O objetivo é a gestão de resíduos sólidos de forma integrada e ambientalmente adequada, considerando o desenvolvimento sustentável e a cooperação entre o poder público, o setor empresarial e a sociedade. 

Entre os tópicos que recebem destaque na PNRS estão a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa, que serão abordados durante o seminário. A responsabilidade compartilhada é feita entre fabricantes, comerciantes, consumidores e os serviços de limpeza urbana. Ela existe para diminuir o volume de resíduos sólidos e rejeitos produzidos e também reduzir impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental.

Já a logística reversa é definida pela PNRS como ações voltadas ao setor empresarial, para reaproveitamento de resíduos sólidos em seu ciclo de produção ou outra destinação final ambientalmente adequada.

Uma das formas de implementação da logística reversa são os acordos setoriais. Por meio deles, contratos são firmados entre poder público e privado para determinar a responsabilidade compartilhada de cada um. Com isso, soluções podem ser pensadas conjuntamente para a melhor destinação dos resíduos.

MPSC atua na melhor destinação de resíduos sólidos

A partir do programa "Lixo Nosso de Cada Dia", lançado pelo MPSC em 2001, o estado Santa Catarina apresentou grande evolução. Segundo a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES/SC), em 2012 todos os municípios catarinenses destinavam seus resíduos sólidos para aterros sanitários e não mais para os chamados "lixões".De acordo com o Plano Estadual de Resíduos Sólidos estadual, Santa Catarina conta com 34 aterros sanitários. O estado ainda conta com 29 estações de transbordo, locais onde os caminhões coletores descarregam suas cargas antes de serem enviadas aos aterros.

LIXÃO X ATErro sanitário

- Lixão: espaço sem preparação para receber resíduos sólidos e que pode contaminar lençóis freáticos por não realizar o tratamento do chorume. Além disso, é vetor de doenças pois utiliza espaço aberto e atrai ratos, moscas e mosquitos.- Aterro sanitário: área preparada para receber os resíduos. O solo é impermeabilizado para não haver a contaminação de lençol freático. Além disso, os resíduos do aterro são cobertos com terra para evitar o mau cheiro e a proliferação de animais causadores de doenças.

- Aterro sanitário: área preparada para receber os resíduos. O solo é impermeabilizado para não haver a contaminação de lençol freático. Além disso, os resíduos do aterro são cobertos com terra para evitar o mau cheiro e a proliferação de animais causadores de doenças.


Veja a programação completa abaixo: 

15/03/2019 - Sexta-Feira

08h30 - Credenciamento e Café de Boas Vindas

09h00 - Solenidade de Abertura

09h30 - Painel I: Gestão dos Resíduos Urbanos - Eliminação e Recuperação dos Lixões

Presidente de Mesa: Fábio de Souza Trajano (MPSC)Palestrantes: Adilson Sclikmann Sperfeld (POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL)

Flávia Guimarães Orofino (COMCAP)

Paulo Antônio Locatelli (MPSC)

Luiz Gonzaga Alves Pereira (ABETRE)

11h00 - Painel II: PNRS, Logística Reversa e Sustentabilidade - Dificuldades e Perspectivas

Presidente de Mesa: Ana Paula Destri Pavan (MPSC)

Palestrantes: José Eduardo Ismael Lutti (MPSP)Severino Lima Junior (MNCR - Red LACRE)

João Gianesi Netto (ABLP)Representante (FIESC)

Antônio Carlos Poletini (ACATS)12h30 - Intervalo Almoço 

14h00 - Painel III: Acordo Setorial de Embalagens: Realidade ou Ficção?

Presidente de Mesa: Felipe Martins de Azevedo (MPSC)

Palestrantes: Cesar Faccio (COALIZÃO EMBALAGENS)

Cláudia Lins Lima (CNM)Luciano Loubet (MPMS)

Fabrício Soler (FELSBERG ADVOGADOS)

15h30 - Painel IV: Os Acordos Setoriais e os Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Presidente de Mesa: Sandro de Araújo (MPSC)Palestrantes: Daniel Martini (MPRS)Fábio Castagna da Silva (IMA/SC)Adir Faccio (ARIS/SC)

Frederico Gross (SDS/SC)

17h00 - Painel V: Experiências de Logística Reversa e Destinação Final de Resíduos.

Presidente de Mesa: Luis Fernando Cabral Barreto Junior (MPMA e ABRAMPA)

Palestrantes: Felipe Cândido (AMBIOLUC)

Representante (GRUPO AMBIPAR/DESCARTE CERTO)

Renault de Freitas Castro (ABRALATAS)

Gilberto Nascimento (ANGELONI SUPERMERCADO)

18h30 - Encerramento