Post

Compartilhar informações e iniciativas para segurança escolar vai motivar um acordo inédito entre Santa Catarina e a Embaixada Brasileira nos Estados Unidos. A proposta partiu da comitiva catarinense formada por integrantes do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), que conta com a participação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em missão catarinense nos Estados Unidos

A parceria terá o propósito de implementar em Santa Catarina iniciativas que tiveram êxito nos Estados Unidos para redução da violência escolar e criação de ambientes acolhedores. O documento será construído com a cooperação da Embaixada Brasileira nos Estados Unidos.  

A missão envolve os integrantes do Comseg Escolar para aprofundar os entendimentos sobre as políticas de segurança em ambientes escolares. O MPSC é representado pelo seu Subprocurador-Geral para Assuntos Institucionais, Paulo Antonio Locatelli, e pelo Coordenador do CyberGAECO, Promotor de Justiça Diego Roberto Barbiero. Também integram a comissão pela Deputada Estadual Paulinha e pelo Deputado Estadual Lucas Neves, que representam a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e o capitão Leonardo Baccin, da Polícia Militar.   

Post

Dos Estados Unidos para Santa Catarina   

O modelo americano está consolidado desde a década de 1950, mas foi intensificado após o trágico massacre de Columbine, em 1999. Com um investimento de aproximadamente US$ 1 bilhão em programas de policiamento escolar, os Estados Unidos se tornaram um país referência nesse tema.  

"Os encontros foram fundamentais para permitir a elaboração de normas de segurança e aperfeiçoamento dos meios de prevenção e de investigação. O engajamento dos diversos setores é impressionante e pilar do sucesso das medidas existentes. Forças policias, administração e a comunidade se unem em prol de garantir a segurança nas escolas tendo a justiça restaurativa como pilar estruturante no desenvolvimento das ações" avaliou Locatelli.

O Coordenador do CyberGAECO, por sua vez, salientou que "O CyberGAECO foi instituído após o episódio de Saudades e, desde entao, buscamos aprimorar nossa atuação preventiva. As visitas técnicas permitiram conhecer experiências exitosas e soluções que podem ser utilizadas desde já para fortalecer a investigação cibernética e contribuir para que tenhamos ambientes escolares seguros e adequados ao desenvolvimento dos nossos futuros cidadãos".   . 

Post

"A violência nas escolas dos Estados Unidos se tornou uma epidemia e acontece há muitos anos. Conhecer experiências de fracasso e sucesso na prevenção da segurança escolar têm sido incrível e nos ajudará a encurtar o caminho pra prevenir e reduzir a violência também nas escolas catarinenses", destacou a deputada Paulinha.    

"A ideia é voltar com exemplos concretos que possam ser implantados no nosso estado. As ações dos americanos levantam questões pertinentes, como o impacto na comunidade escolar e a busca pelo equilíbrio necessário para garantir um ambiente de aprendizado saudável", citou o deputado Lucas Neves. 

Plano de ação para as escolas de SC   

O Comseg Escolar é um grupo formado por mais de 30 entidades e constituído pela Alesc logo após a tragédia ocorrida em Blumenau, em abril deste ano, desde o início contando com a participação do MPSC.   

Além das ações de segurança, o grupo foca também em iniciativas pedagógicas e de acompanhamento dos estudantes. O propósito do comitê é criar um ambiente de paz nas escolas e estabelecer políticas de longo prazo que reduzam os casos de violência no ambiente escolar. 

Antes de ir aos EUA, a comitiva do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar) fez missão internacional a Medellín, na Colômbia, para conhecer ações realizadas na cidade que reduziram os índices de violência escolar. O grupo visitou instalações públicas em comunidades, escolas, espaços culturais e centros de formação de professores e de atendimento a famílias, conheceu planos de ação e ouviu especialistas sobre a transformação de Medellín, conhecendo de perto as ações desenvolvidas. Na missão à Colômbia, o MPSC foi representado pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana

Rádio MPSC

O Subprocurador-Geral para Assuntos Institucionais Paulo Antonio Locatelli relata mais detalhes da visita.

Carregar arquivo do audio aqui!