Post

No segundo semestre de 2021, a Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) fez um mapeamento das rádios do estado e, após contato telefônico, aplicou um questionário sobre os serviços que vem oferecendo. Desde 2017, a Rádio MPSC publica programas no portal que podem ser baixados e utilizados pelas emissoras de rádio.

"Com os contatos que fizemos com as rádios, primeiramente explicamos a proposta da Rádio MPSC e, posteriormente, com o questionário enviado, pudemos entender quais eram os conteúdos e formatos de interesse, além da forma de envio mais adequada para que possam ser utilizados na programação das emissoras", explica a Assessora em Comunicação do MPSC Sonia Campos.

Sidnei Miranda, responsável pela produção da Rádio Vale FM, passou a conhecer a Rádio MPSC após esse contato e diz que tudo que é socialmente relevante pode compor a programação da emissora. Das cerca de 200  rádios contactadas, dentre as que responderam ao questionário, 26% disseram já ter veiculado os conteúdos da Rádio MPSC na sua programação e todas disseram ter interesse nesse conteúdo, visto que muitas ainda não conheciam a variedade de produtos oferecidos.

O produtor Juracir Szczepanski, da rádio Coração FM 93.9, da cidade de Quilombo, conta que a emissora já utiliza o conteúdo da Rádio MPSC na programação e diz que "os conteúdos são muito relevantes e de muita importância, contribuindo para nos ajudar a informar e completar as notícias".

De acordo com o levantamento, as áreas de maior interesse das rádios são direitos humanos, consumidor, combate à corrupção e infância e juventude. O formato preferido são as sonoras - falas de membros do MP catarinense sobre determinados assuntos.

Das rádios que participaram do questionário, 84% já demonstram interesse em fazer o cadastro para receber os programas da Rádio MPSC pelo WhatsApp. O serviço é oferecido tanto às emissoras quanto aos ouvintes, que precisam salvar na agenda o número (48) 99105-5336 e enviar uma mensagem com seu nome e cidade. No caso da imprensa, deve-se informar também o veículo de comunicação. Com o cadastro, serão enviadas não só notícias em áudio, mas também fotos e vídeos sobre o trabalho do Ministério Público de Santa Catarina.

Entre os programas da Rádio MPSC estão os seguintes:

MPSC Notícias: Conteúdo jornalístico sobre fatos institucionais, ações e decisões judiciais ou extrajudiciais. O material disponibiliza sonoras de Procuradores e Promotores de Justiça.

Entrevista da Semana: Semanalmente um Promotor ou Procurador de Justiça fala sobre um tema relevante para a sociedade, explicando os direitos e os deveres dos cidadãos, além do trabalho do MP catarinense no caso em questão.

Destaques da Semana:  Boletim semanal com as principais notícias divulgadas durante a semana no portal do MPSC.

 A programação da rádio também está disponível nas plataformas de streaming, como Spotify e Apple Podcasts. 

Basta procurar por "Rádio MPSC" para ouvir os  programas onde quiser.Conheça esses e outros programas no nosso site (portal.mpsc.mp.br/radio) e no Anchor (anchor.fm/ministeriopublicosc).