Dez pessoas acusadas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) por integrar organização e tráfico ilícito de drogas foram condenadas na Comarca de Gaspar. Os réus foram investigados na Operação Tentáculos, desenvolvida pela Polícia Civil catarinense em março de 2021, e receberam penas que variam de cinco anos a 16 anos e dois meses de reclusão.

A ação penal foi ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Gaspar e demonstra que os acusados se associaram de forma estrutural, ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, conscientes das finalidades do grupo e do papel que cada um desempenha no esquema criminoso, em especial o tráfico de drogas.

O grupo criminoso foi desbaratado por investigação da Polícia Civil de Santa Catarina, que culminou na Operação Tentáculos, deflagrada no dia 30 de março de 2021, quando foram cumpridos 33 mandados de prisão e busca e apreensão em Gaspar, Navegantes e Blumenau.

Três dos 10 réus foram condenados pelos crimes de organização criminosa e tráfico ilícito de drogas, cinco foram condenados pelo crime de organização criminosa e dois foram condenados pelo crime de tráfico ilícito de drogas.

Nove deles iniciarão o cumprimento da pena em regime fechado e um deles em regime semiaberto. Os dois principais integrantes da facção criminosa com posição de comando local, conforme a sentença, deverão iniciar o cumprimento da pena em estabelecimento penal de segurança máxima.

Além da prisão, os réus foram condenados pelo Juízo da Vara Criminal Comarca de Gaspar ao pagamento de multas que somam cerca de R$ 157 mil.

Todos os condenados permaneceram presos preventivamente durante a instrução do processo - um deles em prisão domiciliar por um período - e tiveram negado o direito de apelar da sentença em liberdade.

A decisão é passível de recurso. O nome dos envolvidos não é divulgado em função do processo estar em segredo de Justiça.