Operação “Rede Interrompida” apura possível articulação de ações violentas contra a ordem pública e as instituições democráticas
GAECO apoia operação da Polícia Civil do Distrito Federal; três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Blumenau e Corupá
Na manhã desta terça-feira (04/08), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), por meio do CyberGAECO, apoiou a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Discriminação e Extremismo Violento (DPCEV), na deflagração da operação “Rede Interrompida”. A ação teve como objetivo o cumprimento de três mandados de busca e apreensão nos municípios de Blumenau e Corupá, em Santa Catarina.
A operação integra investigação que apura a possível articulação de ações violentas com potencial risco à ordem pública e às instituições democráticas.
As apurações tiveram início após o recebimento de relatório técnico elaborado pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Com base nas informações levantadas, a DPCEV instaurou inquérito policial e aprofundou a análise dos elementos relacionados aos investigados.
Durante as investigações, foram identificadas comunicações que fazem referências recorrentes a Brasília como destino de uma mobilização planejada para o período eleitoral de 2026. Entre os conteúdos analisados estão discussões sobre invasão de edificações, definição de possíveis alvos, formação tática, recrutamento de participantes em diferentes estados, análise de mapas e compartilhamento de plantas arquitetônicas e modelos tridimensionais de prédios localizados na região central da capital federal.
Também foram identificados compartilhamentos de conteúdos relacionados à fabricação de artefatos explosivos, circunstância que motivou o aprofundamento das investigações e a adoção de medidas cautelares para preservação de provas.
As diligências visam a apreender dispositivos eletrônicos e outros materiais de interesse investigativo, preservar evidências digitais, identificar possíveis envolvidos ainda não mapeados e esclarecer o grau de organização e o estágio de desenvolvimento das ações discutidas pelos investigados.
Os materiais arrecadados serão submetidos à análise técnica e pericial. Os elementos obtidos irão subsidiar o avanço das investigações e contribuir para uma avaliação mais detalhada dos fatos apurados.
GAECO e CyberGAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público de Santa Catarina é composto pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
O CyberGAECO é uma força-tarefa especializada, inserida na estrutura do GAECO, que tem o objetivo de identificar, buscar prevenir e reprimir infrações penais praticadas em ambientes virtuais.
Últimas notícias
07/08/2026Aquarela, têmpera e guache: Biblioteca do MPSC recebe exposição “Traços da Alma”
06/08/2026MPSC aborda atuação ministerial em defesa dos animais no Cidade da Advocacia, no RS
06/08/2026Agosto Lilás: Promotor de Justiça debate feminicídio e violência doméstica na Unochapecó em São Lourenço do Oeste
06/08/2026MPSC promove encontro para fortalecer a proteção às mulheres e aprimorar a atuação da rede de enfrentamento à violência
06/08/2026Homem que matou mulher e ocultou cadáver é condenado pelo Tribunal do Júri a 15 anos de reclusão em Içara
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste