Homem que tinha adesivo de cruz suástica no carro é denunciado pelo MPSC por divulgação do nazismo
Preso em flagrante na quinta-feira (22/1) em Araranguá, o homem também é acusado de porte ilegal de arma de fogo.
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentou denúncia contra um homem detido em Araranguá após a Polícia Militar localizar, em via pública, um veículo adesivado com símbolos nazistas e mensagens de cunho extremista. O caso ocorreu na quinta-feira (22/1), por volta das 16 horas.
Segundo a denúncia da 40ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, policiais foram acionados para averiguar um automóvel que estaria trafegando exibindo uma suástica e frases de caráter discriminatório. Ao localizar o veículo, os agentes confirmaram a presença do símbolo associado ao nazismo, acompanhado da mensagem “Brasil Guerra Civil Já”.
Durante a abordagem, os policiais também encontraram um revólver calibre .38 e seis munições do mesmo calibre. A arma, embora de uso permitido, estaria com o registro vencido desde 2012, o que caracterizaria porte e posse em desacordo com a legislação.
Com base nos fatos, o Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior sustenta que a conduta configuraria crime de divulgação do nazismo, previsto no artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/1989, e no crime de porte ilegal de arma de fogo, conforme o artigo 14 da Lei 10.826/2003.
Além da responsabilização criminal, o MP requereu que seja fixado o valor mínimo de R$ 20 mil a título de indenização por dano moral coletivo, a ser revertido ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), para aplicação em projetos de interesse da sociedade. A denúncia, oferecida nesta segunda-feira (26/1), ainda não foi recebida pelo Poder Judiciário.
Últimas notícias
11/05/2026STJ restabelece regimes mais gravosos para condenados por estupro de vulnerável após recurso do MPSC
11/05/2026Nesta quinta-feira: MPSC promove capacitação inédita no enfrentamento à violência doméstica em Tubarão
11/05/2026Ouvidor Luiz Ricardo Pereira Cavalcanti participa de debate sobre atuação das Ouvidorias ministeriais na 79ª reunião do CNOMP
11/05/2026Município de Araranguá deverá implementar a Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos até abril de 2028
11/05/2026Meio-Oeste: Homem é denunciado pelo MPSC por estupro de vulnerável e tia da vítima por omissão e facilitação do crime
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste