GAECO deflagra a operação “RUPTURA” para apurar o cometimento de crimes contra a Administração Pública
A operação ocorre em apoio à Promotoria de Justiça de Correia Pinto. Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Ponte Alta/SC, São José do Cerrito/SC, Correia Pinto/SC e Lages/SC.
Na manhã desta quarta-feira (12/11), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio a Procedimento Investigatório Criminal instaurado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Correia Pinto, deflagrou a Operação “Ruptura”, em combate a crimes contra administração pública. Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Lages.
A investigação apura o crime de corrupção passiva envolvendo servidor do Município de Ponte Alta, o qual teria solicitado vantagem indevida para empresário em virtude da celebração de contrato para organização e execução de evento comemorativo ao Dia do Município, realizado em setembro de 2025.
A operação ocorre nos municípios de Municípios de Ponte Alta/SC, São José do Cerrito/SC, Correia Pinto/SC e Lages/SC.
Operação Ruptura
O nome “Operação Ruptura” advém do fato de que, em tese, haveria um ajuste indevido inicial entre iniciativa privada e servidor público investigado, tendo ocorrido um desacordo no curso da prestação do serviço.
Os materiais de relevância investigativa apreendidos durante as diligências serão encaminhados à Polícia Científica, que realizará exames e emitirá os laudos periciais. Essas evidências serão analisadas pelo GAECO para dar prosseguimento as diligências investigativas, identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração de eventual rede criminosa.
A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Últimas notícias
12/11/2025GAECO catarinense cumpre mandados de busca e apreensão em apoio ao GAECO do Paraná
12/11/2025Buscando reduzir impactos ambientais, MPSC contribui com adequações em estudo de estrada pioneira em Garopaba
12/11/2025GAECO deflagra a operação “RUPTURA” para apurar o cometimento de crimes contra a Administração Pública
12/11/2025Aprendizado e inspiração marcam mais uma edição do “Por dentro do MPSC”
12/11/2025Suspeito de matar ex-companheira em frente a padaria em Lages é denunciado pelo MPSC e pode ir a júri popular
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente