Post

As consequências da pandemia no público jovem são o assunto do ciclo de palestras do Setembro Amarelo, evento promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e que acontece nesta terça-feira (13/09), no Auditório do Edifício MPSC, em Florianópolis. Uso exagerado das redes sociais e consumo de substâncias psicoativas como fuga das angústias e outras consequências do período pandêmico serão tratados na atividade, que terá palestras da área da psiquiatria, pediatria e psicologia. 

O evento é destinado para orientar o público jovem e é destinado a pais, familiares, comunidade escolar e profissionais da área da saúde que trabalham com essa faixa etária. As atividades iniciam às 14 horas, com a palestra do criador e coordenador nacional da Campanha Setembro Amarelo, o médico psiquiatra Antônio Geraldo da Silva. Na sequência, falam ao público a médica psiquiatra Deisy Mendes Porto, a psicóloga Jessica Souza Silva e a médica pediatra e psicóloga Catarina Costa Marques. 

Toda a programação ocorre presencialmente, mas tem transmissão on-line. Nesta edição, além do certificado, os participantes inscritos receberão, por e-mail, conteúdos exclusivos na semana após o evento.   

Esta será a sétima edição do Setembro Amarelo no MPSC. Organizado pelo Ministério Público em parceria com a Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP), o evento deste ano tem como mote "mais que um abraço". A proposta é mostrar que um abraço nunca é só um abraço, mas pode ser uma forma de acolhimento, afeto, um gesto que pode salvar uma vida. 

Confira os temas das palestras: 

"Transtornos mentais, abuso de substâncias e suicídio: o que precisa ser dito" - médico psiquiatra Antônio Geraldo da Silva 

"Mais que um abraço: o que fazer quando alguém fala em suicídio" - médica psiquiatra Deisy Mendes Porto 

"Uma reflexão sobre prevenção do suicídio, redes sociais e bem-estar digital" - psicóloga Jessica Souza Silva. 

"Saúde mental na adolescência: sinais de alerta" - médica pediatra e psicóloga Catarina Costa Marques. 

Serviço   

O quê: Ciclo de palestras Setembro Amarelo - Mais que um abraço 
Quando: 13 de setembro, às 14 horas 
Onde: Auditório do Edifício MPSC, em Florianópolis 

Saiba mais