MPSC promove evento presencial alusivo ao Setembro Amarelo
Depois de dois anos no formato on-line, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) retoma de forma presencial o tradicional evento alusivo ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a saúde mental. A sétima edição acontecerá no dia 13 de setembro, às 14 horas, no auditório do Edifício MPSC, em Florianópolis.
Para esta edição, o MPSC e a Associação Catarinense de Psiquiatria (ACP) buscaram unir temas que tragam reflexões sobre as consequências da pandemia, como o uso exagerado da internet pelos jovens, que ficaram ainda mais isolados, mesmo encontrando várias comunidades on-line, e como o uso de substâncias psicoativas se tornou um modo de aliviar a angústia e outras consequências desse período de pandemia.
As palestras têm como foco a orientação para o público jovem e são destinadas para pais, familiares, comunidade escolar e profissionais da área da saúde que trabalham com essa faixa etária. Na programação já estão confirmados o médico psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, que irá falar sobre "Transtornos mentais, abuso de substâncias e suicídio: o que precisa ser dito", e a médica psiquiatra Deisy Mendes Porto, com a palestra "Mais que um abraço: o que fazer quando alguém fala em suicídio". A psicóloga Jessica Souza Silva trará "Uma reflexão sobre prevenção do suicídio, redes sociais e bem-estar digital". Para finalizar a programação, Catarina Costa Marques abordará o tema "Saúde mental na adolescência: sinais de alerta".
Com o objetivo de acolher, debater e reaproximar pessoas, o evento terá o mote "mais que um abraço". A proposta é mostrar que um abraço nunca é só um abraço, mas pode ser uma forma de acolhimento, afeto, um gesto que pode salvar uma vida. O Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CDH), Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, destaca que o evento "é uma oportunidade de falar sobre o sofrimento mental, com o objetivo de derrubar mitos e tabus a ele relacionados".
Como participar
Para participar do evento presencial, basta se inscrever no link .
Nesta edição, além do certificado, os participantes receberão, por e-mail, conteúdos exclusivos na semana após o evento.
Serviço
O quê: Ciclo de palestras Setembro Amarelo - Mais que um abraço
Quando: 13 de setembro, às 14h
Onde: Auditório do Edifício MPSC, em Florianópolis
Rádio MPSC
Ouça a Entrevista da Semana com o Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CDH), Promotor de Justiça Douglas Roberto Martins, e saiba mais sobre o evento.
Últimas notícias
20/04/2026NEAVIT de Lages expande atuação apoiando ações do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
20/04/2026Mais de 270 candidatos concluem segunda etapa do Concurso de Ingresso na Carreira
17/04/2026Em Concórdia, MPSC requisita instauração de inquérito policial sobre possível situação de maus-tratos a animais
17/04/2026Em audiência pública, Ministério Público e entidades de defesa do consumidor criticam proposta de mudança em norma da ANAC
17/04/2026Mãe e padrasto são condenados, cada um, a mais de 65 anos de prisão por estupro de vulnerável e outros crimes no Vale do Rio Tijucas
17/04/2026Promotores do MPSC participam de seminário sobre combate à violência contra as mulheres na Penitenciária Sul, em Criciúma
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste