MPSC ouve pacientes do médico investigado por cometer supostas falhas em procedimentos cirúrgicos estéticos
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ouviu, na tarde desta sexta-feira (1º/11), duas mulheres que denunciaram um médico-cirurgião por supostas falhas cometidas durante procedimentos cirúrgicos realizados de forma simultânea para fins estéticos, conhecidos como operação X-Tudo. O Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto destaca que as reclamantes indicaram outras possíveis vítimas que já foram identificadas e serão ouvidas pela 29ª Promotoria de Justiça da Capital nos próximos dias.
Também é aguardada a apresentação de documentos relativos a uma suposta publicidade ilegal que estava sendo veiculada, para, na sequência, proceder a oitiva do médico e a apuração integral dos fatos. Mendonça Neto ressalta, ainda, que aguarda o retorno das informações solicitadas aos Conselhos Estaduais de Medicina do Paraná e de Santa Catarina.
"A atuação do MPSC visa, principalmente, estabelecer uma delimitação das regras que traçam as cirurgias plásticas, inclusive quando ocorre mais de um procedimento ao mesmo tempo, como nos casos em questão. A prioridade é garantir aos consumidores o amplo acesso às informações, de forma clara, precisa e específica em relação aos riscos da cirurgia, principalmente quando se desenvolve mais de uma intervenção", explica.
Logo após tomar conhecimento de que havia pessoas que teriam sido lesadas por esse tipo de procedimento médico estético, o titular da 29ª PJ da Capital abriu notícia de fato para averiguar o teor das acusações. Foram oficiados o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina e do Paraná com o objetivo de verificar a regularidade da atuação do médico, confirmando se ele tem especialidade para fins de cirurgia plástica e se esse tipo de procedimento, conhecido como "X-Tudo" é permitido e fiscalizado pelos Conselhos.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis