MPSC obtém decisão judicial que obriga Município de Florianópolis a nomear Médico-Veterinário Responsável Técnico para a DIBEA
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve decisão favorável em Ação Civil Pública ajuizada em face do Município de Florianópolis, visando garantir melhorias na estrutura e funcionamento da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde. A decisão interlocutória, proferida pela 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, determinou que o Município nomeie, no prazo de 15 dias, um médico-veterinário como responsável técnico da unidade, com registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina (CRMV-SC).
A ação foi motivada por denúncias recebidas pelo MPSC sobre possíveis irregularidades nas condições de abrigo e atendimento aos animais recolhidos pela DIBEA. Durante as investigações, foram realizadas diligências e vistorias técnicas com apoio do CRMV-SC, que apontaram deficiências físicas, sanitárias e administrativas na unidade.Na decisão, o Juízo reconheceu a urgência da medida, destacando que a ausência de responsável técnico compromete diretamente a segurança dos procedimentos clínicos e cirúrgicos realizados na DIBEA, além da gestão de medicamentos e insumos.
A Ação Civil Pública segue em curso, com a intimação do Município para contestação. Posteriormente, seguirá à fase de produção de provas e análise do mérito. O MPSC continuará acompanhando o cumprimento das medidas deferidas liminarmente, e atuando para assegurar que os direitos dos animais sejam respeitados e que o serviço público de proteção animal seja prestado com qualidade e responsabilidade.
Últimas notícias
13/02/2026GEDDA do MPSC reforça obrigatoriedade de perícias em crimes envolvendo animais vítimas de maus-tratos
13/02/2026Professor de música que abusou de alunas é condenado após ação do MPSC no Sul do estado
13/02/2026MPSC denuncia pai por sequestro, feminicídio e ocultação de cadáver de adolescente em Itajaí
13/02/2026GAECO deflagra Operação Infantius e desmantela rede digital de exploração sexual infantojuvenil em SC
13/02/2026CyberGAECO: Dois presos na Operação Infantius têm prisão preventiva decretada
13/02/2026MPSC apresenta denúncia contra casal por estelionatos em Palhoça
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/12/2025Acordo do MPSC com rede educacional particular garante bolsas de estudo para alunos carentes e R$ 250 mil para projetos de interesse da sociedade
23/10/2025Clínica clandestina em Itapoá é fechada após denúncia
19/01/2026Promotorias de Justiça acompanham investigações de maus-tratos que levaram cão à morte em Florianópolis