MPSC atua para garantir segurança estrutural das escolas e creches da Capital
A 15ª Promotoria de Justiça da Capital vem atuando para auxiliar na manutenção da segurança estrutural das escolas de ensino fundamental e das creches em Florianópolis. Segundo a Promotoria de Justiça apurou, das 36 escolas municipais apenas três têm habite-se; e das 89 unidades de educação infantil, 45 não possuem o documento. O habite-se atesta que o imóvel está apto a ser ocupado.
A situação vem sendo acompanhada por meio de inquéritos civis instaurados ao longo dos últimos anos. Em 2004, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instaurou um dos primeiros procedimentos, uma notícia de fato. Desde então a Promotoria de Justiça vem trabalhando para evitar a judicialização e resolver a situação.
Em 2012, a notícia de fato se transformou em diversos inquéritos civis para fiscalizar todas as creches municipais. Em 2018 foi instaurado o procedimento para apurar a situação das escolas de ensino fundamental do município. No dia 15 de janeiro de 2020, a Promotoria de Justiça solicitou para a Prefeitura, por exemplo, cópia de todos os habite-se e um prazo médio para a obtenção do documento de cada unidade escolar.
O Promotor de Justiça Júlio Mafra afirma que a intensa preocupação do MPSC com a infraestrutura escolar é justamente porque, além de professores motivados e permanentemente capacitados, a boa aprendizagem necessita de um local adequado e seguro.
"Para uma boa aprendizagem, isto é, para que tenhamos qualidade na educação, como nos países mais desenvolvidos, são condições indispensáveis a existência de professores motivados, permanentemente capacitados, e um local adequado e seguro para que os alunos possam desenvolver os estudos", explica.
Últimas notícias
18/11/2025MPSC instaura procedimentos e apura brigas entre torcidas e possível crime de racismo em jogo entre Avaí e Remo
19/11/20252º dia do Congresso de Direito Eleitoral aborda fragilidades e desafios de novo Código
18/11/2025FRBL destinará R$ 821 mil para compra de novos equipamentos do Procon estadual
18/11/2025GAECO do MPSC apoia operação Invoice contra sonegação fiscal deflagrada pelo MP de Alagoas
18/11/2025GAECO catarinense cumpre mandado de prisão e de busca e apreensão em apoio ao GAECO do MPCE
18/11/2025MPSC e FACISC firmam adesão ao Protocolo “Não é Não” em evento que reuniu setor público e empresarial
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
12/11/2025STJ atende parcialmente MPSC e reconhece que, até 300 metros da preamar, toda restinga é área de preservação permanente