Mandante e executor de homicídio qualificado são condenados pelo Tribunal do Júri em Criciúma
Dois homens foram condenados em uma sessão do Tribunal do Júri nesta quinta-feira (8/8), em Criciúma, pela prática dos crimes de homicídio duplamente qualificado e corrupção de menores. Os réus são o mandante e o executor de uma morte registrada em 2015. Em novembro daquele ano, um homem foi morto com 16 tiros.
O mandante do crime, apontado como um dos líderes de uma facção criminosa com atuação na região, recebeu pena de 20 anos e cinco meses de prisão em regime inicialmente fechado por homicídio qualificado e corrupção de menores, já que houve participação de um adolescente na empreitada criminosa. O executor, que também era integrante da facção, teve pena fixada em 13 anos pela prática dos mesmos dois crimes.
Conforme a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e sustentada pela Promotoria no júri, no dia dos fatos, um dos réus, acompanhado de um adolescente, chegou de motocicleta no bairro onde a vítima residia. Ao se aproximarem do homem, que caminhava em uma via pública, dispararam 16 vezes, causando as lesões que levaram à morte da vítima.
Das qualificadoras
O crime foi cometido por motivo torpe, já que os réus agiram por vingança em razão de questões de disciplina interna da organização criminosa que integravam. Conforme as investigações, o homem foi morto porque teria se envolvido com a namorada de um faccionado.
Também ficou configurado o recurso que dificultou a defesa da vítima, pois o homem foi surpreendido pela chegada repentina dos executores, que rapidamente efetuaram os inúmeros disparos.
Últimas notícias
24/08/2026Mais de dez anos de prisão para homem que tentou matar a própria tia em Matos Costa
24/08/2026Promotoria de Justiça visita creches em Braço do Norte e identifica melhorias necessárias na estrutura
24/08/2026Operação “Catilina” tem novo desdobramento com cumprimento de mandado de busca e apreensão em Itapoá
24/08/2026Homem que atirou contra policial em Canoinhas é denunciado por tentativa de homicídio
24/08/2026MPSC firma acordo para regularização de loteamento clandestino em Xanxerê e obtém condenação de corretor de imóveis
24/08/2026Procuradora-Geral de Justiça do MPSC integra banca da prova oral do concurso para membros do MPDFT
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste