GT de segurança escolar discute protocolo para enfrentar ameaças à vida em escolas de Santa Catarina
Nesta sexta-feira (9/8), o grupo de trabalho (GT) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) focado na segurança nas escolas se reuniu para debater o "Protocolo de ameaças em casos graves à vida", foi apresentado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CIJE) e estabelece diretrizes e estratégias para prevenir e combater atos de violência nas escolas do estado.
O protocolo visa orientar membros do MPSC na atuação em possíveis situações de ameaças graves, criando um mecanismo de governança e resposta operacional. Esse é uma das ações, sendo que a proposta, aprovada deve ser estruturada em cinco eixos: gestão de crise; investigação e processo judicial; suporte em saúde mental para as equipes das Promotorias de Justiça; atendimento às vítimas e suas famílias; e comunicação e informação.
Sobre o objetivo central da reunião, o coordenador do CIJE, Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana, destacou que "A reunião teve como propósito apresentar e discutir a minuta do protocolo, divido em eixos temáticos e de ações, e, ao final, contar com o resultado do trabalho do GT e de outros Promotores de Justiça, alguns já ouvidos, o que também muito contribuíram para se pensar essa estratégia, que deve ser permanente, de atuação institucional e de apoio à Promotoria de Justiça que dela necessitar, diante de eventos tão graves", afirmou.
O trabalho do grupo segue, agora, para aperfeiçoamento do documento, sua aprovação. Ao longo dos próximos 30 dias, o grupo discutirá as diretrizes propostas e apresentará suas considerações na reunião de setembro.
Sobre o grupo de trabalho
O GT foi criado em setembro de 2023 pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, para desenvolver uma série de estratégias a fim de prevenir problemas que possam ocasionar violências na escola e contra a escola, analisar medidas locais que possam ser adotadas em cada comarca, conforme sua realidade, e, com isso, prevenir também atos extremos e violentos contra a escola, tornando-a um local tranquilo para a educação.
O grupo, que tem como foco a atuação multidisciplinar, com a formação de estratégias para o fomento de um ambiente escolar seguro e de como agir em momentos de crise, é conduzido pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC.
Últimas notícias
09/03/2026Faixa do Protocolo "Não é Não" esteve presente na final do Campeonato Catarinense de Futebol
09/03/2026MPSC recomenda providências para garantir acessibilidade a cadeirantes em rua de Florianópolis
09/03/2026MPSC reforça prática de doação do Imposto de Renda para Fundos de Direitos
09/03/2026MPSC obtém sentença definitiva que determina distribuição de fórmulas nutricionais a crianças com alergia alimentar em São Bento do Sul
09/03/2026STF confirma constitucionalidade do modelo de assessoramento do MPSC
09/03/2026MPSC doa cinco motos e oito kits de equipamentos para Polícias Militar, Civil e Penal
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste