GAECO deflagra Operação Verus Dominus na Comarca de Rio do Sul
Na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio a 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rio do Sul, deflagrou a operação "Verus Dominus" onde foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão nos municípios catarinenses de Rio do Sul, Lontras, Blumenau e Itajaí. A investigação apura o cometimento dos delitos de organização criminosa, fraude em licitações, sobrepreço, desvio de recursos públicos, além da prática de corrupção ativa e passiva.
Durante a investigação foram descobertos indícios de um complexo esquema idealizado para facilitar fraudes em licitações e contratações públicas, com envolvimento de funcionários públicos e empresários. As informações angariadas pela investigação sugerem um conluio para direcionar licitações e contratos no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde de Rio do Sul e obter vantagens ilícitas, especificamente relacionadas a pregões eletrônicos voltados a contração de empresa para prestação de exames médicos, e dispensas de licitação para reparos e pinturas em postos de saúde atingidos pelas enchentes de 2023, e para manutenção e fornecimento de peças de ares-condicionados.
Foram realizadas buscas e apreensões na Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde de Rio do Sul, além de sedes de empresas envolvidas no esquema e nas residências dos investigados.
A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
OPERAÇÃO VERUS DOMINUS
Na tradução literal do latim, "Verus Dominus" significa "verdadeiro dono" e faz referência a um dos principais investigados do esquema, notadamente quanto ao modus operandi utilizado para contratar com a Secretaria de Saúde do município de Rio do Sul, mediante a criação de pessoas jurídicas em nome de terceiros ("laranjas") a fim de ocultar sua verdadeira condição de dono destas empresas.
O GAECO
O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Últimas notícias
11/08/2026Justiça recebe denúncia do MPSC contra envolvidos no licenciamento de porto em São Francisco do Sul
11/08/2026Operação “Deep Trace” apura armazenamento de material de abuso sexual infantil em Balneário Piçarras
10/08/2026Autor de dano ambiental em área protegida não pode escolher forma de compensação ambiental
10/08/2026Homem que obrigou ex-companheira a ingerir soda cáustica e cortou o pescoço dela em Campos Novos é condenado a mais de 37 anos de prisão por tentativa de feminicídio
10/08/2026Licitação em Barra Velha é alvo de ação do MPSC por suspeita de fraude e dano ao erário
10/08/2026Programa Educando Cidadãos amplia alcance e chega a universitários do Pará
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste