GAECO e Polícia Civil deflagram três Operações simultâneas para apurar fraudes em concursos públicos e processos seletivos no Extremo Oeste Catarinense
Na manhã desta quarta-feira (01/10), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), regionais de São Miguel do Oeste e Chapecó, em apoio às investigações presididas pelas Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Erê e pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, deflagrou a 2ª Fase da "Operação Electus" e a "Operação Papel Marcado", respectivamente, em conjunto com a Delegacia de Polícia Civil de Coronel Freitas.
A Operação Electus é resultado de três procedimentos investigatórios - dois conduzidos pelo MPSC e um pela Polícia Civil - que atuam de forma conjunta e coordenada para alcançar resultados concretos em benefício da sociedade.
As investigações apuram a atuação de uma empresa organizadora de concursos públicos nas fraudes dos certames por intermédio de manipulação de gabaritos e com indicativos de envolvimento de funcionário público municipal nas respectivas fraudes. Aliás, a Polícia Civil teve um importantíssimo papel no desdobramento de toda essa investigação.
Foram cumpridos um mandado de prisão no município de Palmitos e 42 mandados de busca e apreensão em 10 municípios, parte deles com certames investigados: São Bernardino/SC, Saltinho/SC, Santa Terezinha do Progresso/SC, Campo Erê/SC, Palmitos/SC, São Ludgero/SC, Entre Rios/SC, União do Oeste/SC, Jardinópolis/SC e Marmeleiro/PR. Além disso, as decisões judiciais determinaram a suspensão do exercício de função pública de oito funcionários públicos e a suspensão de atividade da empresa investigada pelas fraudes.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram aprendidos 34 aparelhos celulares e quatro computadores. Também foram registradas duas prisões em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, sendo que três armas e 106 munições foram apreendidas.
As ordens judiciais requeridas pela Promotoria de Justiça da Comarca de Campo Erê e pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê foram expedidas pelas Varas Regionais de Garantias da Comarca de São Miguel do Oeste e Concórdia, respectivamente. Ainda está em cumprimento ordem judicial requerida pela Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Coronel Freitas em investigação própria que também apura fraude em concurso público.
As operações são um desdobramento da primeira fase da "Operação Electus" realizada nos municípios de São Bernardino e Palmitos em 10/06/2025, e tem como objetivo investigar e desarticular um esquema de fraude em concursos públicos e processos seletivos realizados em municípios do oeste catarinense que tinha por objetivo beneficiar candidatos em provas públicas.
As ações desencadeadas têm como objetivo apreender documentos e elementos indiciários, e assegurar a lisura e legalidade dos certames, preservando o interesse público e garantindo a isonomia de condições entre todos os candidatos concorrentes.
O efetivo total mobilizado para essas operações foi de 135 agentes e 46 viaturas. Seis Promotores de Justiça do MPSC participaram diretamente das operações, sendo três deles coordenadores do GAECO estadual e regionais. As operações contaram com o apoio externo das Polícias Militar e Civil de Santa Catarina, do GAECO do MPPR, além do suporte aéreo do SAERFRON.
O GAECO contou, ainda, com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, com vistas a preservação da cadeia de custódia no tocante as evidências arrecadadas de interesse investigativo.
As investigações tramitam sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.
"Operação Electus" e "Operação Papel Marcado"
A operação intitulada "Electus" está associada à palavra em latim, que traduzida para o português, significa "escolhido" ou "eleito", em uma clara alusão ao direcionamento em favor de candidato predeterminado, maculando o resultado do certame.
Relembre a Operação Electus
Da mesma forma e com o mesmo objetivo, a "Operação Papel Marcado" refere-se à suposta prática de manipulação de gabaritos fraudulentamente assinalados pelos investigados, culminando em favorecimento indevido a determinados participantes dos concursos públicos e processos seletivos.
GAECO
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina e composta pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Últimas notícias
28/08/2026MPSC amplia parceria com entidades esportivas e fortalece acolhimento a vítimas de violência no esporte
28/08/2026PGJ apresenta balanço da gestão e perspectivas para o futuro durante o 38º Encontro Estadual do MPSC
28/08/2026NEAVIT Joinville realiza ação de orientação sobre violência doméstica em comunidade pesqueira do Morro do Amaral
28/08/2026Homem denunciado pelo MPSC por matar o próprio pai é condenado em São João Batista
28/08/2026Tribunal do Júri condena homem a mais de 23 anos de prisão por homicídio em lanchonete em Florianópolis
28/08/2026Ação do MPSC aponta direcionamento de licitação e prejuízo de R$ 1,1 milhão aos cofres públicos em contrato do Samae de Blumenau
Mais lidas
13/08/2026Divulgada a lista dos aprovados no 45º Concurso de Ingresso na Carreira de Promotor de Justiça do MPSC
06/08/2026Operação “Caminho Sem Volta” intensifica combate a facção criminosa na Grande Florianópolis
19/08/2026Operação Coluna Sul: MPSC ajuíza denúncia contra 164 pessoas apontadas como integrantes de facção criminosa
11/08/2026Justiça recebe denúncia do MPSC contra envolvidos no licenciamento de porto em São Francisco do Sul
11/08/2026MPSC obtém licença remunerada equivalente a licença-maternidade para avó como medida de proteção a recém-nascida em Videira
25/08/2026Grupo de trabalho do NEAVIT reúne rede de proteção para fortalecer atendimento as vítimas de violência