"Por dentro do MPSC" recebe acadêmicos de pós-graduação em Administração Universitária da UFSC
Nesta terça-feira (30/4), acadêmicos e professores do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) conheceram a sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público catarinense, em Florianópolis, por meio do programa "Por dentro do MPSC".
Promovido pela Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) o encontro contou com a presença de 21 estudantes e três professores da universidade. Eles participaram de uma visita guiada pela estrutura da instituição, de palestras sobre a atuação do MPSC e de um bate-papo com o Coordenador-Adjunto do Centro de Apoio Operacional Técnico (CAT), Promotor de Justiça Lucas dos Santos Machado.
"É sempre muito importante receber os alunos e professores aqui e deixar nossa casa aberta para a comunidade acadêmica" , disse o Promotor de Justiça." Nós trabalhamos conjuntamente com a UFSC no projeto Céos, que busca desenvolver soluções de automatização para a identificação de irregularidades em compras e licitações públicas, a detecção de padrões de ocupação de leitos de UTI e a extração de informação de textos jurídicos. Essa troca com a universidade nos permite evoluir cada vez mais e beneficiar toda a sociedade" , finalizou Machado.
A Gerente de Pesquisa, Extensão e Revisão, Lucia Anilda Miguel, apresentou as atividades desenvolvidas pela instituição, as possibilidades de trabalho e oportunidades oferecidas. " Foi atípico e muito interessante para nós, que estamos acostumados com alunos de graduação, recebermos mestrandos no 'Por Dentro do MPSC'. Convido a todos para que venham conhecer o Ministério Público e viver essa experiência conosco" , declarou.
A Chefe do Setor de Memorial, Priscila Melina Finardi, discorreu sobre o patrimônio cultural do MPSC e o Analista em Biblioteconomia, Murilo Mauro Silveira, apresentou a Biblioteca Ruy Olympio de Oliveira. Finalizando o encontro, o Chefe do Setor do Programa de Pós-Graduação do MPSC, Carlos Alberto Hoffmann, realizou uma apresentação sobre a Escola de Governo do Ministério Público catarinense, que dá suporte à formação acadêmica em nível de pós-graduação para os membros e servidores da instituição.
Os estudantes receberam um kit do programa "Por dentro do MPSC", incluindo uma mochila com uma cartilha sobre a instituição, um bloco de anotações e livros produzidos pelo Setor de Memorial.
Sobre o programa
Grupos de estudantes de todos os cursos de nível superior são convidados a participar do "Por dentro do MPSC", que consiste em uma visita à sede do MPSC, em Florianópolis. O objetivo é que os universitários conheçam o papel constitucional da instituição e sejam orientados quanto ao exercício de direitos e da própria cidadania, fortalecendo o MPSC e a democracia, além de tirarem suas dúvidas sobre a atuação do Ministério Público.
As visitas podem ser agendadas pelo e-mail da Gerência de Pesquisa, Extensão e Revisão: geper@mpsc.mp.br.
Últimas notícias
12/06/2026Condenado a 68 anos de prisão homem que matou a facadas a ex-companheira e o namorado dela
12/06/2026Por dentro do MPSC: Procuradora-Geral de Justiça recebe calouros do curso de Direito da UFSC
12/06/2026MPSC participa de solenidade dos 23 anos de emancipação do CBMSC
12/06/2026Coordenadora-Geral do NEAVIT participa de seminário nacional sobre os 20 anos da Lei Maria da Penha
12/06/2026Ministério Público recomenda regulamentação de circulação de bicicletas e patinetes elétricos em Dionísio Cerqueira
12/06/2026MPSC disponibiliza formulário para cadastro de pessoas desaparecidas
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste