Post

O podcast "Momento MP", do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), debate esta semana a atual fase do processo de beatificação e canonização do Promotor de Justiça Marcelo Henrique Câmara. O episódio teve como convidados Marcia Arend, Promotora de Justiça que conheceu Marcelo; Ricardo Santana, assessor jurídico da Associação Marcelo Henrique Câmara; e o padre Vitor Feller, postulador da fase arquidiocesana.

Aproveitando a inauguração do Memorial de Marcelo Câmara que acontece nesta quarta-feira (20/3) no bairro Ingleses e o fim da fase arquidiocesana da causa de beatificação, o programa falou sobre a figura de Marcelo Câmara como Promotor de Justiça catarinense.

Marcelo Câmara morreu aos 28 anos, em 2008, devido a complicações de um câncer. Ele foi um jovem leigo, estudante de Direito, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e membro do Ministério Público. Mesmo tendo trabalhado por pouco tempo no MP catarinense, por conta da doença, sua atuação foi marcante.

Post

A Promotora de Justiça Marcia Arend, da 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de São José, contou como viu Marcelo chegar a um júri meses antes de falecer. "Eu lembro que ele chegou, ele era bem alto e ele já estava muito magrinho, com a beca dobrada no braço e me cumprimentou. Conversamos, falamos sobre o processo. E fazia três meses que ele havia feito o transplante de medula óssea. Lembro com muito carinho de me despedir dele de dar "tchau" e vê-lo caminhando vestido com a Beca para o plenário do Juri"", relatou.

Maria Zoê, autora da biografia "No caminho da santidade: a vida de Marcelo Câmara, um Promotor de Justiça", participou do podcast a distância. Zoê enfatizou a peculiaridade da biografia de Marcelo Câmara na trajetória de canonização. "O fato de Marcelo Henrique Câmara ter sido Promotor de Justiça e de estar em um processo de beatificação e canonização pela Igreja Católica, um processo que pode vir a ter um alcance universal, é algo que eleva, que dignifica ainda mais essa nobre instituição do Ministério Público em Santa Catarina e no Brasil. Ainda que a esfera religiosa e a esfera laica sejam distintas, não são inconciliáveis nem precisam ser antagônicas. Pelo contrário: a religião bem vivida, o caminho autêntico da santidade, deve conduzir para o aperfeiçoamento da nossa humanidade", destacou a autora.

Post

Na bancada do podcast, o padre Vitor Feller, postulador da fase arquidiocesana, explicou o processo de beatificação e canonização. "Quando alguém morre com fama de santidade, a igreja diz que temos que esperar 5 anos após a morte para iniciar o processo de beatificação. No caso do Marcelo, demorou um pouco mais. Depois da publicação do livro, em 2018, nós constituímos a Associação Marcelo Câmara. E eu me tornei o Postulador dacausa da santidade de Marcelo Câmara. Aquele que pede, solicita, encaminha a causa", disse.

Post

Já Ricardo Santana, assessor jurídico da Associação Marcelo Henrique Câmara e amigo do Promotor de Justiça falecido, ressaltou o empenho que Marcelo teve para se tornar Promotor de justiça. "Ele passou muito bem no concurso público para o Ministério Público de Santa Catarina, um dos melhores do Brasil. Tirou em quinto lugar. Atuou coisa de um ano, ou menos, porque passou muito tempo doente. Mas por onde passou, deixou um rastro de amor a Deus", contou Ricardo.

Assista aqui ao podcast sobre Marcelo Henrique Câmara, que pode se tornar o primeiro Promotor de Justiça santo do Brasil.

Post

Memorial a Marcelo Henrique Câmara

Nesta quarta-feira (20/3), na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, nos Ingleses, em Florianópolis, será inaugurado o Memorial a Marcelo Henrique Câmara. A data marca os 16 anos do falecimento do jovem Promotor de Justiça. O memorial tem objetos que eram do próprio quarto de Marcelo, como cama, estante, roupas e livros. Lá também estão os restos mortais de Marcelo Câmara.

Mesmo antes de ser inaugurado, o local já recebia fiéis que acreditam na santidade de Câmara e que trazem placas e cartas por graças alcançadas.

Próximos passos da beatificação e canonização

Em 6 de abril de 2024, será realizada a solenidade de conclusão da fase arquidiocesana da Causa de Beatificação. Essa fase teve inicio em 2018, com a aceitação pela Igreja do pedido de beatificação de Marcelo Câmara. De lá para cá, foram diversas etapas.

Entre 2020 e 2023, foi realizada a instrução do inquérito diocesano pelo Tribunal Eclesiástico, que inclui a oitiva de testemunhas e a coleta da prova documental. Agora, em abril de 2024, depois do encerramento da etapa arquidiocesana, o processo será enviado para o início da chamada "fase romana", quando especialistas no Dicastério para as Causas dos Santos examinam os documentos.

O Vaticano reconhece as virtudes heroicas do "servo", que passa a receber o título de "venerável". Nessa fase, um milagre precisa ser comprovado. O parecer é encaminhado ao Papa, que beatifica o venerável. Depois de se tornar "beato", a Igreja busca comprovar um segundo milagre que o torne santo. Todo o processo pode demorar anos ou até décadas.

Momento MP

Com episódios semanais, o podcast "Momento MP" divulgar os resultados e a atuação da instituição. Visando aproximar a sociedade dos temas discutidos, o novo formato de comunicação traz assuntos variados em conversas com linguagem simples e objetiva. Nos programas, são debatidos temas como questões ambientais, acolhimento às vítimas, justiça penal e negocial, acordos de não persecução penal, entre outros. Cada episódio tem duração média de 30 minutos. Para ouvir, basta acessar a Rádio MPSC no Spotify. O programa também tem uma versão em vídeo disponível do canal do MPSC no YouTube.

Assista a todos os episódios do Momento MP clicando aqui.

Rádio MPSC

Ouça aqui o episódio do Momento MP sobre Marcelo Henrique Câmara, que pode se tornar o primeiro Promotor de Justiça santo do Brasil.

Carregar arquivo do audio aqui!