Operação DEMÉTER: GAECO presta apoio para cumprimento de ordens judiciais em Santa Catarina
Na manhã desta terça-feira, 26 de novembro, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) catarinense, em apoio ao GAECO do MPPR, participou da deflagração da operação DEMÉTER, voltada a desarticular duas organizações criminosas que atuam na venda de agrotóxicos, suspeitas de receptação qualificada, falsidade documental, sonegação fiscal, crime contra as relações de consumo e crimes previstos na Lei nº 14.785/2023 (atinentes a produção, armazenamento, transporte, comercialização de agrotóxicos não registrados). Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo Criminal de Cascavel/PR, nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Os grupos investigados atuam na comercialização de agrotóxicos de procedência ilícita, produtos de roubos, desvios, adulteração e/ou falsificação.
O GAECO é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.
Últimas notícias
12/08/2026Consulta pública recebe contribuições para revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Santa Catarina
12/08/2026Suspeito de matar a namorada em Sangão é preso preventivamente a pedido do MPSC
12/08/2026Em Chapecó, MPSC obtém condenação de cinco envolvidos em fraude e corrupção na contratação da Rua Dançante no Natal de 2017
12/08/2026Município de Bela Vista do Toldo acata recomendação do MPSC e anula processo seletivo por suspeita de fraude
12/08/2026PJs da infância e juventude palestram em Seminário Estadual de Gestão de Fundos Sociais na ALESC
12/08/2026Gaeco desencadeia operações "Cura", "Óphelos" e "Patrocínio Fiel"
Mais lidas
17/10/2025MPSC, Prefeituras e Câmaras Municipais da Comarca de Chapecó firmam protocolo de boas práticas e combate à corrupção
03/12/2025AVISO DE PAUTA: 2ª PJ de Presidente Getúlio realiza Encontro Intermunicipal das Redes de Proteção da Comarca
26/01/2026Acordo firmado pelo MPSC, IMA e Seara garante fim do lançamento de efluentes no Riacho Santa Fé e destina R$ 5 milhões para projetos ambientais em Itapiranga
19/11/2025MPSC firma acordo para regularizar lei que trata das chácaras rurais em Xanxerê
18/12/2025Lei 15.280/25 amplia proteção a vítimas de crimes contra a dignidade sexual e impacta atuação do MPSC
11/11/2025MPSC atua em municípios atingidos por tornado no Oeste