O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) começará a veicular, na próxima segunda-feira (5/6), uma nova edição dos programetes "MPSC em Ação", nas TVs, e "Minuto Ministério Público de Santa Catarina", nas rádios, evidenciando o trabalho do Ministério Público no Tribunal do Júri. Só em 2022, foram 1.280 júris em todo o estado.  

No centro de um júri está o Ministério Público, que zela pela justiça. O Promotor titular da ação penal tem o poder de acusar e, se entender que houve crime, apresentar as provas para convencer o Conselho de Sentença. Composto por sete jurados, o Conselho julga os crimes e expressa sua vontade e sentimento perante a comunidade.  

No Tribunal do Júri são julgados os crimes dolosos contra a vida, ou seja, aqueles em que o infrator tem a intenção de praticar o crime, a vontade livre e consciente de obter como resultado a morte de outra pessoa, ou assume o risco de produzi-la.  


MPSC em Ação  

O MPSC em Ação leva mensagens educativas e informativas das mais diversas áreas de atuação do Ministério Público catarinense, de maneira simples, para a população, por meio das rádios e TVs de todo o estado.   

A veiculação acontece por um acordo com a Rede Comercial Acaert (RCA). Para as emissoras de televisão, os vídeos têm 30 segundos de duração, com o nome "MPSC em Ação". Já para a rádio são 60 segundos, com o nome "Minuto Ministério Público de Santa Catarina".  

Rádio MPSC

Nova edição detalha o papel do Promotor de Justiça diante de crimes como homicídio e feminicídio.

MPSC em Ação: TVs e rádios veiculam a atuação do Ministério Público no Tribunal do Júri