GNCOC realiza primeira reunião ordinária de 2022
Nesta quinta-feira, 10 de março, foi realizada a abertura da I Reunião Ordinária de 2022 do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC). Vinculado ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça, o GNCOC, é formado pelos Grupos de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECOs) dos ministérios públicos estaduais e da União e tem por objetivo combater as organizações criminosas e atuar em investigações de combate aos crimes tributários, lavagem de dinheiro, tráfico e crimes cibernéticos.
O evento, também alusivo aos 20 anos de criação do Grupo, aconteceu na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Pelo MPSC, participaram da reunião o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, que também é o vice-Presidente do CNPG para a região Sul, e Coordenador do CAT e CISI, Promotor de Justiça Márcio Conti Júnior, a Coordenadora estadual do Grupo Anticorrupção (GEAC), Promotora de Justiça Marina Modesto, e o Coordenador Adjunto do GAECO, Promotor de Justiça Márcio Cota.
A programação conta com palestras e grupos de trabalho que visam a uniformização e fortalecimento de ações de combate ao crime organizado em âmbito nacional.
Para Ivana Cei, Presidente do CNPG, a realização do evento é uma satisfação e honra. "O GNCOC está proporcionando interação entre todos os GAECOs e sabemos o quanto isso é importante para o Ministério Público brasileiro", finalizou a presidente.
Participaram também do evento Procuradores-Gerais de Justiça e membros de vários MPs estaduais, conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público e representantes de órgãos de segurança pública nas esferas estadual e federal.
A mesa de abertura da solenidade foi composta pela pela Presidente do GNCOC e Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público de Roraima (MPRR), Janaína Carneiro Costa, pela Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG), Ivana Cei, a Procuradora-Geral de Justiça do MPDFT, Fabiana Costa Oliveira Barreto, pelo Vice-Procurador-Geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Humberto Martins, pelo Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, o Ouvidor Nacional do Ministério Público, Conselheiro Engels Augusto Muniz, pelo Procurador-Geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, pelo Presidente da CONAMP, Manoel Murrieta, pela Coordenadora da Escola do GNCOC, a Procuradora de Justiça do MPDFT, Arinda Fernandes, e pelo Corregedor-Geral do MPRR, Alessandro Tramujas Assad.
Últimas notícias
25/08/2026Caso Joviana: MPSC denuncia homem por feminicídio e ocultação de cadáver de jovem de 19 anos em Sangão
25/08/2026Em Xanxerê, Promotoria de Justiça firma acordo de cooperação voltado à prevenção e ao combate da violência contra as mulheres
25/08/2026Fiscalização do MPSC resulta em prisão em flagrante por suspeita de maus-tratos a idosos em Joinville
25/08/2026MPSC denuncia homem que teria montado barricadas com fogo para impedir ação policial em Palhoça
25/08/20264ª Promotoria de Justiça de Canoinhas atua em dois julgamentos por tentativa de homicídio nesta semana
25/08/2026Integrantes do GAECO/MPSC recebem Medalhas Comemorativas ao Centenário do CBMSC
Mais lidas
13/08/2026Divulgada a lista dos aprovados no 45º Concurso de Ingresso na Carreira de Promotor de Justiça do MPSC
06/08/2026Operação “Caminho Sem Volta” intensifica combate a facção criminosa na Grande Florianópolis
19/08/2026Operação Coluna Sul: MPSC ajuíza denúncia contra 164 pessoas apontadas como integrantes de facção criminosa
11/08/2026Justiça recebe denúncia do MPSC contra envolvidos no licenciamento de porto em São Francisco do Sul
11/08/2026MPSC obtém licença remunerada equivalente a licença-maternidade para avó como medida de proteção a recém-nascida em Videira
31/07/2026Agosto Lilás: MPSC leva ações de conscientização a todas as regiões do estado