Post

Começou nesta quarta-feira (31) o Congresso de Inovação e Tecnologia, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e sediado no Ministério Público de Santa Catarina. Durante o evento acontece também a 7ª Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do MP. A abertura da programação oficial ocorreu no início da noite, em cerimônia no Auditório do MP catarinense, em Florianópolis. 

A Procuradora de Justiça, Gladys Afonso, representando o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, deu boas-vindas aos participantes enfatizando a importância da temática. "É uma honra estar aqui. Considero que esse assunto é de suma importância não somente para os MPs do Brasil mas é importante de forma mundial", disse. "Essa troca de ideias e de experiências faz com que possamos verificar o que nos interessa ou não. Aquilo que é bom para o MP é bom para a sociedade, que é a finalidade do nosso trabalho e o que todos nós almejamos", afirmou. "O evento será extremamente exitoso, as discussões serão interessantíssimas, teremos oportunidade de debater um tema tão importante de forma mais minuciosa e voltado principalmente para o MP. O MPSC tem orgulho e satisfação em receber esse evento", finalizou. 

O Membro Auxiliar da Comissão Integrada do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Promotor de Justiça do MPSC, Guilherme André Pacheco Zattar, explicou o propósito da Estratégia Nacional do Ministério Público Digital, também chamada de MP Digital, iniciativa que é uma das promotoras dos eventos dessa semana. Zattar detalhou ainda a estruturação do MP Digital, criado a partir de iniciativa do presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), conselheiro do CNMP Moacyr Rey Filho. 

Post

"O MP Digital não é uma estratégia de transformação digital do MP, é uma estratégia de fomento à transformação digital dos MPs. O CNMP não quer impor uma estratégia, quer fomentar que os MPs tenham uma agenda de inovação. O MP Digital é uma estratégia de fomento à transformação digital, cuja grandes premissas são a autonomia das unidades e a colaboração entre elas. Não faz mais sentido que a gente gaste recursos redundantes para resolver o mesmo problema de formas diferentes sendo que o MP é uno e indivisível", salientou Zattar. 

Entre as iniciativas do MP Digital destacadas por Zattar está a Plataforma MP Digital, um repositório no qual as unidades do MP poderão compartilhar iniciativas ligadas à inovação e tecnologia. "Ela vai ser o local onde poderemos encontrar fisicamente essa colaboração no MP brasileiro. A plataforma terá vários serviços, como bases de dados, base de dados processuais, serviços de integração, contratações de TI, soluções digitais, desafios e rede nacional de inovação", disse Zattar, informando que o sistema está em fase final de elaboração. "A ideia é que a plataforma institucionalize as relações de TI entre as unidades, centralizando esse processo no CNMP, de modo que os desafios identificados por cada MP possam receber um direcionamento coletivo e que seja proveitoso para todos", acrescentou. A abertura do evento contou com a presença do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Marcelo Fett e do Subprocurador-Geral para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciano Trierweiller Naschenweng.

A programação do Congresso e da Mostra segue até sexta-feira (2/1). As primeiras atividades ocorreram já na tarde desta quarta-feira, quando ocorreu "Fábrica de Fracassos". Com a proposta de aprender com os erros, a nova iniciativa do CNMP consistiu na apresentação de várias experiências e projetos que não tiveram êxito e foram compartilhados de forma anônima.

Post

Programação retorna na manhã desta quarta-feira 

As atividades retornam às 9h30min desta quinta-feira (1/6), quando começa a 7ª Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia do MP. Até o fim da tarde, as unidades do MP brasileiro vão apresentar sistemas, projetos e metodologias que ajudam a resolver desafios na área-fim e na área-meio e oferecem suporte à investigação, cibersegurança, além de inovação e tendências de tecnologia. Ao todo, 64 iniciativas estão inscritas. 

O dia será encerrado com uma palestra de Martha Gabriel, renomada especialista multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação e professora de inteligência artificial na PUC-SP.   

Na sexta-feira (2/6), Murilo Gun e Leandro Mattos comandam a apresentação que encerra os eventos. Em uma palestra em formato de podcast ao vivo, eles vão responder a perguntas sobre inovação, gestão de mudança, criatividade e tecnologia. 

Tanto o congresso quanto a 7ª Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia são promovidos pela Estratégia Nacional do MP Digital e pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP. O MPSC é apoiador, assim como o Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos do Estados e da União (CNPG) e a Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP). 

Veja mais fotos aqui