Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) participou da entrega de um automóvel Toyota, modelo Hilux, ano 2023, e de uma carabina/fuzil T4, calibre 5.56 x 45 mm, à Polícia Civil de Santa Catarina, nesta segunda-feira (22/1), no complexo administrativo da Segurança Pública, em Florianópolis, na sede da Delegacia-Geral. Os bens foram apreendidos por ordem judicial, depois de requerimento feito pela 29ª Promotoria de Justiça da Capital ao Poder Judiciário, durante uma operação de combate ao comércio ilegal de medicamentos. 

O MPSC foi representado na ocasião pelo titular da 29ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, juntamente com o coordenador estadual interino do GAECO, Promotor de Justiça Diego Roberto Barbiero, que também é coordenador do CyberGAECO.   

Wilson Mendonça Neto, responsável pelo procedimento de investigação criminal - PIC - que redundou na ação penal, e no posterior requerimento de perda dos bens apreendidos formulado judicialmente, explica que o MPSC conseguiu na Justiça a destinação provisória dos bens dos investigados na operação, que agora reforçarão o trabalho desempenhado pelas forças de segurança. Segundo ele, ao final do processo espera-se que os bens fiquem definitivamente em poder dos órgãos, evitando que sejam utilizados em atividades criminosas e reforçando as ações de prevenção e repressão ao tráfico de drogas.    

"É sempre uma satisfação quando conseguimos reverter o produto do crime em benfeitorias para a sociedade. Esses são bens apreendidos durante operação conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina que agora estarão à disposição do Serviço Aeropolicial Sul (SAER). Graças à atuação conjunta do MPSC com os órgãos de repressão, estamos contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento das instituições e na redução da criminalidade", declarou. 

Diego Barbiero reforçou a importância da integração entre as instituições, com ênfase nas atividades-fim, de modo a garantir as entregas que realmente interessam à sociedade. "Esses equipamentos representam mais um grande resultado obtido a partir de operações do GAECO, que incrementarão a rotina de trabalho da Polícia Civil no combate à criminalidade em nosso estado", disse.   

Para o Delegado-Geral Ulisses Gabriel, as destinações feitas pelo MPSC são motivos de orgulho para a instituição policial. O chefe da Polícia Civil de Santa Catarina reconhece que a caminhonete será de grande importância para o Setor de Operações Aéreas, assim como o fuzil, que será empregado nas operações de resgate e combate à criminalidade. "Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil porque temos um conjunto de instituições que funcionam, a exemplo da atuação rápida e competente do Ministério Público em suas ações. Por isso, agradecemos ao GAECO e ao MPSC pela parceria e pelos itens, que vêm reforçar ainda mais a atuação da Polícia Civil", concluiu. 

Sobre o GAECO 

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa composta, em Santa Catarina, pelo Ministério Público, pelas Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Penal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar - com apoio também da Polícia Científica de Santa Catarina - e tem como finalidade a identificação, prevenção e repressão às organizações criminosas.