Post

Em Garuva, no Norte catarinense, a Polícia Militar obteve, nessa semana, um reforço no combate ao crime. Foram entregues ao Comando da 5ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na quinta-feira (08/2), nove espargidores de spray de pimenta Advantage Max - GL108. 

Os equipamentos foram adquiridos por meio de um Termo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). 

A Promotoria de Justiça da Comarca de Garuva instaurou um procedimento administrativo (PA) para que a Polícia Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Geral de Perícias apresentassem ao Ministério Público projetos relacionados ao aparelhamento e modernização da atuação finalística ou às despesas de custeio necessárias ao bom funcionamento das unidades de segurança locais. 

A PM então apresentou um projeto para a aquisição dos equipamentos. A PJ analisou o plano e verificou que o mesmo preenchia devidamente os requisitos exigidos nos termos do convênio firmado. Com isso, foi destinado o valor de R$ 7.119,00 para a compra dos sprays de pimenta. 

Os recursos são provenientes de transações penais, suspensões condicionais do processo e acordos de não persecução penal (ANPP) firmados com o MPSC. 

O Comandante da PM de Garuva/SC - 1º Sargento PM Juarez França dos Santos destaca que "esses equipamentos auxiliam as Guarnições de serviço em uma pronta resposta nas ocorrências, além de proporcionar que os policiais possam utilizá-los contra uma injusta agressão, evitando assim que a situação evolua". 

França enaltece ainda que a Polícia Militar do município executa um serviço de excelência frente às dificuldades no seu cotidiano para exercer seu ofício, mesmo sofrendo com a falta de efetivo. "Diuturnamente são várias situações que a Polícia Militar de Garuva precisa atender, inclusive em apoio aos nossos irmãos/vizinhos de farda do Paraná. É preciso reforçar que o bom funcionamento da Organização Policial Militar (OPM) de Garuva e o auxílio aos suportes diários necessários contam com o apoio fundamental do nosso Comandante Regional - Cel PM Reisdorfer; do Cmt do 8º BPM - Cel Egon e o Cmt da 4ª Companhia de Itapoá - Capitão Lima".