Uso dos dados pelo MPSC
O Promotor de Justiça explicou, ainda, que o uso desses dados permite que o Ministério Público faça o controle externo da atividade policial a partir de uma nova perspectiva. "Sem prejuízo da atuação mais tradicional na avaliação de abusos, excessos e violência, o uso de indicadores como taxa de esclarecimento de crime permite medir com maior precisão a performance da polícia e contribuir para a sua melhoria. É uma perspectiva de fazer o controle externo por resultados", finalizou.
Total de homicídios
Baran ainda ressalta que em breve também estarão disponíveis para consulta os dados referentes às mortes violentas. Conforme o relatório, de 2006 a 2022 ocorreram 648 mortes violentas em Chapecó. "De pronto, é possível identificar o grande aumento nas mortes nos anos de 2011 a 2014 - 50, 46, 51 e 62 mortes, respectivamente -, e com tendência de queda e estabilidade para o período de 2015 a 2021 - 45, 45, 40, 32, 34, 29 e 37. No ano de 2022, houve nova queda, registrando 33 mortes".
Também de acordo com a coleta realizada, mais de 90% das mortes violentas ocorridas em Chapecó foram esclarecidas. "Em um país em que se mata muito e com impunidade, os números de Chapecó são um alento e mostram que, mesmo com leis deficientes e estrutura aquém da ideal, temos algumas ilhas de excelência policial", ressalta o Promotor de Justiça.
Por fim, enfatiza Baran que "além de diversas linhas de trabalho que se abrem na Promotoria de Justiça com esse trabalho, a ideia é mostrar a importância de que a mesma profundidade de dados esteja disponível em todo o Estado de Santa Catarina e também nos demais estados, razão pela qual já iniciei contato com a Procuradoria-Geral de Justiça para discutir o assunto".
Mais informações
O relatório completo com o número de roubos está disponível no portal do Obsevatório Pollen Parque, que pode ser acessado em https://obs.unochapeco.edu.br/dashboard-bi/15.
Ainda, um relatório em formato acessível, apresentando alguns dos dados disponíveis, em especial, a taxa de esclarecimento e de punição de homicídios e roubos pode ser acessado aqui.