Em simpósio sobre o Código de Defesa do Consumidor, Promotora de Justiça propõe atuação integrada para ampliar o acesso coletivo à justiça
Aline Restel Trennepohl defende soluções colaborativas entre instituições para enfrentar os desafios da proteção ao consumidor.
A entrega efetiva dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC) depende de uma atuação articulada entre instituições. Essa foi a principal mensagem da Promotora de Justiça Aline Restel Trennepohl, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), durante o simpósio estadual 35 Anos do Código de Defesa do Consumidor e os Desafios da Proteção Jurídica em Santa Catarina, realizado nesta segunda-feira (17/11), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
O evento reuniu especialistas para debater a evolução da proteção jurídica ao consumidor e os impactos de transformações recentes, como o superendividamento, o uso de inteligência artificial nas relações de consumo e o aumento dos golpes virtuais. Nesse contexto, Aline defendeu que o enfrentamento dos novos desafios exige soluções coletivas, com atuação colaborativa entre o Ministério Público, a advocacia e o Poder Legislativo.
“Nós não temos aqui um ponto de conflito. Nós temos um ponto de convergência. Temos o mesmo interesse, que é entregar o direito, o acesso à justiça à população”, afirmou.
Aline reforçou, em sua explanação, a necessidade de soluções coletivas para enfrentar temas como superendividamento, golpes virtuais e os impactos da inteligência artificial nas relações de consumo. Como resposta, adiantou que o MPSC desenvolve um plano para criar Promotorias de Justiça com atribuição exclusiva em direito do consumidor, distribuídas pelo estado. As novas unidades terão especialização temática, permitindo atuação mais profunda em setores complexos como, por exemplo, o de telefonia, combustíveis, água e energia elétrica.
Hoje, explicou a Aline, apenas uma Promotoria em Santa Catarina tem atribuição para tratar de danos regionais, estaduais e nacionais. As demais estão limitadas a conflitos locais. A nova estrutura busca, portanto, corrigir essa disparidade e ampliar a capacidade de resposta do Ministério Público.
“A gente precisa sair da lógica de atuação fragmentada e avançar para uma resposta institucional que alcance o coletivo. É isso que estamos buscando com a criação dessas Promotorias especializadas: entregar soluções mais estruturadas e efetivas para os consumidores catarinenses.”
A estratégia também inclui a produção de ações coletivas e títulos extrajudiciais que beneficiem milhares de consumidores e contribuam para a desobstrução do Judiciário. Aline defendeu ainda que o MPSC tenha legitimidade para atuar nas execuções coletivas, sem sobrepor o papel da advocacia.
Durante sua palestra, Aline também mencionou o julgamento do tema 1270 no Supremo Tribunal Federal, que trata da legitimidade do MP nessas execuções, e reforçou que a atuação institucional deve ser colaborativa, também com o Poder Legislativo, para garantir segurança jurídica e equilíbrio nas relações de consumo.
“A nossa atuação não pretende substituir ninguém, mas somar esforços. O Ministério Público quer ser um propulsor da entrega do direito coletivo, e a advocacia, parceira na efetivação dos direitos individuais. É assim que a gente garante acesso à justiça de verdade”, concluiu.
Últimas notícias
05/12/2025MPSC lança edital do 45º Concurso para Promotor de Justiça
06/12/2025Procuradores-Gerais de Justiça do Sul e Sudeste criam aliança inédita no 14º COSUD
05/12/2025MPSC em Ação: o que faz o Ministério Público
05/12/2025Homem é condenado por tentativa de feminicídio e ameaça em Seara
04/12/2025MPSC recomenda ao Município de Palhoça que não altere a legislação urbanística antes da conclusão da revisão do Plano Diretor
Mais lidas
10/10/2025GAECO deflagra Operação “Hora do Show” que investiga irregularidades e direcionamento em processos de contratação pública no Oeste
15/10/2025GAECO, em apoio à 39ª Promotoria de Justiça da Capital, deflagra operação para combater organização financeira de facção criminosa
08/10/2025GAECO e Polícia Civil deflagram a operação “Carta branca” para apurar crimes contra a administração pública na região do Planalto Serrano
26/11/2025GAECO/MPSC deflagra operação “Carga Oca” para investigar fraudes em fornecimento de material tipo macadame à SEURB entre 2022 e 2024
09/10/2025Mulher que matou companheiro em reserva indígena é condenada
31/10/2025GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil