Um homem foi condenado pelo Tribunal do Júri da Comarca Chapecó nesta sexta-feira (18/6) a 14 anos de prisão pelo homicídio do pai de um amigo e por porte ilegal de arma de fogo. O crime ocorreu em Caxambu do Sul na noite de 28 de janeiro de 2017.

A denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) relata que o réu Jonas Ferreira foi até a casa de Ivandro Sagais, que na época dos fatos era seu amigo, e disparou diversas vezes contra a residência com uma arma de fogo. Um dos tiros atingiu e matou o pai de Ivandro, Ivanor Sagais, que estava na janela no momento dos disparos. 

De acordo com ação penal ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó, Jonas frequentava a casa da família da vítima e tinha uma boa relação com todos. Horas antes do crime, os amigos teriam discutido. 

Jonas foi preso preventivamente no curso do processo penal por ter se envolvido em outros atos ilícitos e ameaçado a esposa e o filho da vítima, que testemunharam o crime.

Durante a sessão do Júri, o Promotor Átila Guastalla Lopes sustentou que Jonas era muito próximo da família da vítima, por ser amigo de Ivandro e, assim, a vítima "não tinha razões, próximas ou remotas, para esperar um ataque semelhante, estando impossibilitado de exercer qualquer atividade defensiva".

O Conselho de Sentença considerou o réu culpado pelos crimes de homicídio qualificado - por ter dificultado a defesa da vítima - e porte ilegal de arma de fogo, e terá que cumprir a pena de 14 anos de reclusão. A decisão é passível de recurso.