Post

O Projeto de Gestão Administrativa das Promotorias de Justiça (GesPro), desenvolvido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), avançou para a segunda fase do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2018.

Classificado na categoria "Profissionalização da Gestão", o GesPro busca a profissionalização da gestão das Promotorias de Justiça catarinenses por meio de uma metodologia de implantação gradativa, dividida em três níveis, de requisitos baseados na ISO 9001:2015. A norma, reconhecida internacionalmente, estabelece diretrizes para que instituições públicas e privadas possam implantar e manter um sistema de gestão mais eficaz.

A lista de projetos selecionados foi divulgada no dia 21 de junho pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP)e conta com 45 iniciativas, sendo cinco projetos em cada uma das nove categorias da premiação. No dia 1º de agosto os julgadores definirão os três finalistas de cada categoria, sendo os vencedores conhecidos no dia 13 de setembro, durante a solenidade de abertura do 9º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.

O Prêmio CNMP

O Prêmio CNMP foi criado para dar visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.

Os projetos concorrem em nove categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais, Transformação Social, Indução de Políticas Públicas, Redução da Criminalidade, Redução da Corrupção, Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional, Comunicação e Relacionamento, Profissionalização da Gestão e Tecnologia da Informação.

Em 2017, o"Programa de combate à sonegação fiscal" e o "Grupo especial anticorrupção (Geac): uma nova estratégia de integração para casos complexos" levaram o primeiro e terceiro lugar, respectivamente, em suas categorias.