Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com o apoio da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), Controladoria-Geral da União, Tribunal de Contas do Estado e União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC) leva ao Oeste catarinense o Ciclo de Palestras do Programa Unindo Forças. A proposta do evento, que será realizado em São miguel do Oeste (21/11), Maravilha (22/11) e Chapecó (23/11), é apresentar o programa e as perspectivas para o fortalecimento dos controles internos das prefeituras municipais no Estado, acompanhadas de debates pontuais sobre ilícitos grandes derivados de falhas de controle e o compartilhamento de boas práticas conduzidas por diversas Controladorias no Estado.

O evento é voltado aos Prefeitos, Controladores Internos Municipais, Secretários Municipais, Vereadores e Promotores de Justiça. No ciclo de palestras os participantes entenderão como aprimorar ou desenvolver o trabalho das controladorias por meio de exemplos e depoimentos de situações positivas e com apontamentos das principais deficiências do controle interno. Além de entender a atuação do MPSC no programa, haverá exposições de representantes da Controladoria-Geral da União, do TCE e da FECAM, além de depoimentos de Prefeitos, Controladores e Promotores de Justiça de cada região.

Na terça-feira ( 21/11) o evento será realizado na Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (ACISMO).

Na quarta-feira (22/11) o evento acontece na sede da Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS)

Na quinta-feira (23/11), será a vez do Auditório da Associação das Câmaras do Oeste de Santa Catarina (ACAMOSC) receber o evento. 


O Programa Unindo Forças

O Programa Unindo Forças foi criado em agosto de 2015 pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA) a fim de fortalecer as Unidades de Controle Interno dos Municípios catarinenses (UCIs) e impulsionar a atuação administrativa na prevenção e repressão ao ilícito. O Projeto visa também aprimorar o combate à corrupção e à improbidade administrativa, por meio da consolidação dos fluxos de informação entre as Unidades de Controle Interno e as Promotorias de Justiça.

Na primeira etapa foi feito um diagnóstico geral das unidades de controle interno municipais, com a aplicação de questionários aplicados por meio eletrônico com 43 questões relacionadas à situação atual das controladorias. Feito o estudo, os relatórios foram encaminhados às Promotorias de Justiça com sugestões de aprimoramento dos controles.

Em 2016, o Ministério Público realizou seminários em diversas regiões do Estado, com a presença de prefeitos e representantes de mais de 50% dos municípios catarinenses. Paralelamente, foram firmados uma série de termos de compromisso com candidatos às eleições municipais, que se comprometeram a fortalecer as controladorias internas das prefeituras.

"A grande mensagem do programa é que a controladoria forte e bem estruturada em conjunto com a população é um investimento de valor inestimável para os municípios e seus cidadãos", considera o Coordenador do CMA.

Diagnóstico mostrou a deficiência das estruturas de controle interno


Foco do programa é combater a corrupção e a improbidade

O Programa Unindo Forças foi criado em agosto de 2015 pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa do Ministério Publico de Santa Catarina, com o  objetivo de fortalecer as Unidades de Controle Interno dos Municípios catarinenses. Clique no vídeo e saiba mais. 

Conheça a página do programa

Unindo Forças

Visite a página do Programa Unindo Forças e saiba mais sobre ele.