Post

Desde o mês de fevereiro deste ano, os cidadãos de Faxinal dos Guedes contam com um canal direto com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Por meio do programa MP + Próximo, está instalada na Câmara de Vereadores do município a segunda sala de atendimento virtual do MPSC no estado.  

O Promotor de Justiça Marcos Augusto Brandalise, da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê e responsável por levar o projeto ao município, relata que no primeiro mês foram realizados 22 atendimentos, que resultam na média de um cidadão atendido por dia útil.  

"Esse é um número bastante importante porque foram 22 pessoas que deixaram de ter que ir até às Promotorias de Justiça de Xanxerê e conseguiram obter o auxílio que precisavam em Faxinal do Guedes, sua cidade de origem. Além disso, das situações relatadas, 16 foram resolvidas diretamente no posto do MPSC no município", enfatiza. 

Qualidade da água 

Brandalise ainda ressalta que dentro dos atendimentos realizados, alguns foram com relação à qualidade da água fornecida no município, pois alguns cidadãos procuraram o Ministério Público para relatar que estavam recebendo água suja em suas residências.  

"O assunto, que foi tratado pela Câmara Municipal e pelo MPSC, foi resolvido em menos de 10 dias por meio de uma reunião com a Casan. Por conta dessa intermediação, acabamos tendo uma solução rápida em uma demanda extremamente importante para população de Faxinal dos Guedes", destaca.  

O que é o MP + Próximo? 

O programa MP + Próximo tem o objetivo de ampliar a proximidade com à população em locais onde não há Promotorias de Justiça. Em cada local, o cidadão é atendido no formato telepresencial, e, com a ajuda de servidores do MPSC, é colocado em contato on-line com servidores do Setor de Atendimento ao Cidadão (SEAC) ou das Promotorias de Justiça para uma triagem e encaminhamento. 

A ideia é que mais espaços como este sejam abertos nos próximos meses em outras regiões de Santa Catarina, o que ocorrerá a partir da manifestação de interesse pelas coordenadorias administrativas ou de membros do MPSC em aderir ao projeto MP + Próximo. Nesses casos, o MPSC promoverá a articulação e providenciará, em parceria com órgãos públicos locais, os recursos materiais necessários para a instalação.

Na primeira foto: o Promotor de Justiça, Marcos Augusto Brandalise, a servidora Gislaine Tessaro Alves e o presidente da Câmara de Vereadores de Faxinal dos Guedes, vereador Marciano Alves dos Santos. 

Rádio MPSC

Ouça a servidora pública Gislaine Tessaro Alves, que conta sobre o primeiro mês de funcionamento.

Carregar arquivo do audio aqui!