Post

Na manhã desta terça-feira (16/10),  o  Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou na manhã desta terça-feira (16/10) a operação ''Fantasma''. Já foram cumpridos  três mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão nos municípios de Lages, Porto Belo, Camboriú e Balneário Camboriú. Também foram expedidos, mais não cumpridos ainda, 16  mandados de prisão temporária  contra os beneficiários do esquema criminoso até o momento identificados.

A 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages e o GAECO investigam supostos crimes de estelionato, falsidade ideológica, falsidade documental e associação criminosa. Segundo a apuração, há o envolvimento de pelo menos um funcionário público e, no mínimo, outros dois indivíduos, os quais basicamente, estariam sistematicamente se valendo de certidões de nascimento de terceiros para, de forma fraudulenta, possibilitar que mais de uma dezena de indivíduos pudessem assumir novas identidades, com o objetivo de ocultar seus passados delituosos e/ou facilitar a prática de novos crimes.

O nome da operação deve-se ao fato da investigação apontar que os envolvidos atuavam de modo a possibilitar que os beneficiários desse esquema criminoso confeccionassem novas carteiras de identidades, utilizando certidões de nascimento de pessoas falecidas, excluindo a informação do óbito e que não possuíam carteira de identidade expedida no Estado.

Os mandados, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Lages, foram cumpridos por Policiais do GAECO de Lages e Itajaí. O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) é uma força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda.