Na manhã desta quarta-feira (17/6), em apoio à investigação desenvolvida pela Promotoria de Justiça da Comarca de Modelo, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a Operação Escriba nos municípios de Bom Jesus do Oeste e Sul Brasil e deu cumprimento a três mandados de busca e apreensão e a um mandado para afastamento de cargo público.

A investigação busca apurar a suposta cobrança de emolumentos acima do valor tabelado por uma serventuária extrajudicial. De acordo com o Promotor de Justiça da Comarca de Modelo, Edisson de Melo Menezes, a busca e apreensão se destinou a juntar provas documentais que possibilitarão complementar a investigação e firmar convicção acerca dos possíveis crimes cometidos.

A cobrança irregular, se comprovada, pode configurar crimes contra a administração pública, como peculato, inserção de dados falsos em sistema e falsidade ideológica de documentos públicos.

Além do afastamento da serventuária, o Juízo da Comarca de Modelo proibiu que ela se aproxime dos locais de trabalho, conforme requereu o Ministério Público em função da consistência dos indícios de irregularidades já encontrados.

Mais informações não poderão ser repassadas neste momento a fim de não prejudicar a continuidade das investigações.