Post

A sede administrativa do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está em novo endereço. O Edifício Ministério Público de Santa Catarina, que também oferecerá para a sociedade um espaço de arte, cultura e lazer, foi inaugurado no final da tarde desta sexta-feira (7/12) durante um ato público que reuniu autoridades, membros e servidores do MPSC e a comunidade catarinense.

A placa de inauguração do novo prédio, que fica na Rua Bocaiuva, n. 1792, ao lado da Casa do Barão, em Florianópolis, foi descerrada pelo Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, pelo Procurador de Justiça Lio Marcos Marin, que iniciou a obra em 2012 quando chefiou a Instituição, e pelo Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira.

Durante a cerimônia também teve o lançamento do marco inaugural de homenagens a membros e servidores da Instituição, a inauguração do "Espaço Arte Catarinense", situado no hall de entrada da nova sede administrativa, com a exposição "Zumblick - O Pintor da história catarinense" e a assinatura do termo de cessão de uso de uma tela do pintor que estava no gabinete do Governador do Estado na Casa D' Agronômica.

Post

No discurso de inauguração, o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, citou o poema de Lucio Barbosa da década de 70, "Tá vendo aquele edifício moço", para demonstrar que infelizmente ainda muitos são os excluídos, impedidos de apreciar a sua própria construção ou o resultado do seu trabalho. No Ministério Público, disse, ele, precisamos indicar um caminho em sentido oposto.

"A edificação desta obra só passará a ter vida com a presença das pessoas, razão primeira da nossa existência institucional. Todos estão sendo chamados para dela compartilhar, porquanto, muito mais do que uma conquista material, representa o fortalecimento de uma Casa que tem como missão acolher a todos, independentemente da sua classe social, credo, cor, prestígio político ou econômico", ressaltou.

Neis também parabenizou o ex-Procurador-Geral de Justiça Lio Marcos Marin e toda a sua equipe de gestão por terem assumido o desafio de deflagrar o processo de aquisição da nova sedo MPSC no ano de 2012; e o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cid Luiz Ribeiro Schmitz, por ter acompanhado diariamente cada detalhe da obra. "Não tenho dúvidas de que, sem a participação desses dois grandes líderes do Ministério Público não teríamos chegado a esse momento de celebração", complemento. 


Post

Para o Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, a inauguração da nova sede administrativa do MPSC vai servir de defesa intransigente de todo o povo catarinense. "A convivência do Governo de Santa Catarina com a Instituição Ministério Público tem sido extremamente importante para o nosso Estado. Um sempre respeitando a autonomia do outro. E nós temos através do Ministério Público informações que, até enquanto Governador, me surpreenderam. Informações detalhadas sobre a vida do povo de Santa Catarina. Sobre as suas necessidades básicas. Os seus atendimentos, as dificuldades enfrentadas. É uma Instituição fundamental para o exercício da assistência social", ressaltou, em seu discurso.