Post"Não se combate a corrupção de maneira isolada. Para haver o efetivo combate a este ato nós precisamos de, no mínimo, três pressupostos: vocação, investimento em tecnologia e amparo legislativo", afirmou o Procurador-Geral de Justiça, Sandro José Neis, durante a abertura do Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, no auditório da Sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis. O evento, que iniciou nesta quarta-feira (24/8), segue até sexta-feira (26/8).

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (CCR), Jádel da Silva Júnior, comentou, que este é o momento onde órgãos e instituições compartilham experiências e técnicas para o enfrentamento qualificado da corrupção e lavagem de dinheiro. "Esta sempre foi a pretensão do Ministério Público e que também se harmoniza com a finalidade deste curso, ou seja, nutrirmos planos de desenvolvimento de uma doutrina de integração das mais diversas agências, como a de interpretação e aplicação da lei, de controle e fiscalização, de investigação e de polícia. Favorecendo ao enfrentamento sistemático do combate a corrupção e lavagem de dinheiro", comentou Jádel.

Post

O Coordenador-Geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, André Wainer, iniciou o curso falando de maneira geral sobre o "Sistema Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro." André também trouxe um panorama histórico que contribuiu tanto para a expansão dos mercados como para o início de processos de lavagem de dinheiro no mundo. Expôs, ainda, as fases do processo de lavagem de linheiro, dividindo-as em colocação do produto do crime no sistema econômico, ocultação para dificultar o rastreamento e a integração ao sistema formal para dar aparência de legibilidade ao negócio.

À tarde, o Delegado da Polícia Federal de São Paulo, Milton Fornazari Junior, abordou as "Técnicas especiais de investigação", como ação controlada, monitoramento de comunicações, colaboração premiada, infiltração policial, legislação nacional para a produção de provas e apresentação de casos práticos foram temas expostos por Milton. Nesta quinta-feira, as palestras reiniciam às 9 horas e segue até o final da tarde de sexta-feira.

A programação do Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, oferecido em parceria com o Ministério da Justiça, faz parte da disciplina da Pós-Graduação: Tópicos destacados da atuação na área criminal, da Escola de Governo do MPSC. O curso é voltado para os Promotores de Justiça que ingressaram recentemente na carreira do Ministério Público catarinense, mas também integrantes do Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado, Polícia Federal e Receita Federal.

Programação



PGA 2016/2017

A partir deste Plano Geral de Atuação, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) inicia uma nova estratégia de combate à corrupção no Estado: a prevenção e a repressão à corrupção passam a permear todas as áreas de atuação da Instituição. A ação será sistêmica e não se restringirá somente à área da moralidade administrativa.


Documento em PDF