MPSC realiza testes com serviço de interpretação de Libras
A ferramenta permite o atendimento qualificado das pessoas surdas no Setor de Atendimento ao Cidadão.
O Setor de Atendimento ao Cidadão (SEAC) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) iniciou testes de uma nova ferramenta: um serviço de interpretação da Língua Brasileira de Sinais por videoconferência. A fase de testes será realizada até julho e podem participar pessoas surdas, com deficiência auditiva ou que tenham conhecimento de Libras.
O serviço é utilizado quando uma pessoa com deficiência auditiva chega ao SEAC e, para atendê-la de forma adequada, é realizada a interpretação simultânea do atendimento por meio de uma central de intérpretes da Libras.
A proposta é estender o serviço a todas as Secretarias de Promotorias de Justiça do Estado, a fim de tornar o atendimento da Instituição mais acessível e adequado à Lei 10.098/2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
"É um importante passo do Ministério Público de Santa Catarina para a qualificação do atendimento ao cidadão e a efetiva inclusão das pessoas com deficiência. A população surda sofre com as dificuldades no atendimento nos mais diversos órgãos e serviços, e é imprescindível que o Ministério Público ofereça condições para atendimento das demandas decorrentes dessa omissão", explicou a Coordenadora Adjunta do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Promotora de Justiça Ariadne Clarissa Klein Sartori.
Para colaborar com a fase de testes da ferramenta, basta procurar o Setor de Atendimento ao Cidadão (SEAC), no Edifício Campos Salles, no Centro de Florianópolis.
Outras iniciativas na Instituição
Em 2015, o MPSC instalou três telefones à disposição de pessoas com deficiência auditiva e de fala. O Terminal Telefônico para Surdos (TTS) fica disponível 24 horas por dia e está instalado no hall de entrada de três prédios da instituição em Florianópolis (Campos Salles, Palas e Casa do Barão). Saiba mais aqui.
Em 2016, o MPSC ofereceu cursos presenciais e a distância sobre a Língua Brasileira de Sinais, com o objetivo de garantir servidores capacitados em Libras em todo o Estado.
Já em 2017, a Instituição adaptou produtos de mídia para pessoas com deficiência e criou a playlist MPSC Acessível, por meio da qual os usuários assistem aos vídeos traduzidos na língua de sinais. Saiba mais aqui.