PostO Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) instalou três telefones à disposição de pessoas com deficiência auditiva e de fala. O Terminal Telefônico para Surdos (TTS) fica disponível 24 horas por dia e está instalado no hall de entrada de três prédios da instituição em Florianópolis. São eles: Campos Salles, Palas e Casa do Barão. No Campo Salles e no Palas o aparelho está ao lado da recepção e, na Casa do Barão, está na área de uso coletivo do condomínio. Nos três casos, o equipamento está liberado para uso por qualquer cidadão, e os deficientes auditivos podem fazer a ligação gratuitamente para telefones fixos e celulares.

O aparelho é um telefone público comum com uma base de teletexto, composta por teclado e visor.  Estes dois itens permitem enviar e receber mensagens. A conversa entre os usuários é feita com a intermediação de uma central de relacionamento da operadora que vocaliza ao destinatário o texto digitado no equipamento TTS por quem fez a chamada. As respostas verbais feitas pelo destinatário e recebidas pelo atendente são digitadas e exibidas no visor do equipamento para quem fez a chamada. O telefone público que está instalado acima do teclado pode ser usado por todos.

A instalação do equipamento atende a exigência de acessibilidade contidas na Resolução n. 81/2012 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e visa atender a Lei de Acessibilidade (Lei n. 10.098/2000).

COMO FUNCIONA:

1º - Tire o telefone do gancho, coloque-o no suporte base atrás do teclado com o cabo de telefone à sua esquerda. Ligue o aparelho (ON).

2º - Ao encaixar o telefone, verifique o led vermelho escrito "Phone" fica aceso de modo constante. Isso indica que há sinal de linha. Para iniciar, você deve ligar para central de relacionamento teclando o número 142 no orelhão.  Completada a ligação, o atendente da central de relacionamento se apresenta através de uma mensagem que aparecerá no visor do aparelho TTS.

3º - Nessa hora, utilize o teclado do equipamento TTS para pedir ao atendente da central de relacionamento que realize uma ligação para o DDD e o número que deverá ser chamado. Quando a ligação ao destinatário for completada, o atendente da central de relacionamento realizará a intermediação da conversa, comunicando a você através do visor do terminal TTS tudo que o destinatário da ligação estiver falando e vocalizando para o destinatário aquilo que estiver sendo digitado no terminal.

4º - ao concluir o texto para o atendente, digite GR no final. Isso avisa ao atendente que você concluiu a frase. Para informar o término da ligação, digite SK.


Ed. Campos Salles

Rua Pedro Ivo, 231 - Centro - Florianópolis

Edifício Palas

Av. Othon Gama D´Eça, 611 - Centro - Florianópolis

ED. CASA DO BARÃO

R. Bocaiúva, 1750 - Centro - Florianópolis