Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) ficou em primeiro lugar no ranking que avalia a transparência nos portais dos 26 Ministérios Públicos estaduais, dos quatro ramos do Ministério Público da União (Federal, Militar, Distrito Federal e Territórios e do Trabalho) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O chamado ''Transparentômetro'', divulgado na segunda-feira (19) pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) do CNMP, avaliou o Portal da Transparência destas instituições no segundo trimestre de 2017 e mostrou que o índice de transparência do MPSC foi o único a atingir 100% dentre as 31 unidades do Ministério Público brasileiro.

Em segundo lugar, ficaram empatados os Ministérios Públicos estaduais do Ceará e Sergipe e o Ministério Público Federal. Os três obtiveram um índice de transparência de 99,84%. Na tabela de classificação, as 31 unidades do Ministério Público obtiveram índice superior a 90% na avaliação, índice considerado bom. Na primeira avaliação feita pela CCAF, referente ao segundo trimestre de 2014, apenas 13 unidades superaram o índice de 90% de transparência.

O desempenho do MPSC nesta pesquisa cresceu em relação ao primeiro trimestre de 2017. Na primeira avaliação feita no ano passado, o órgão ficou em segundo lugar, empatado com o MPF, com um índice de transparência de 99,84%.

Os dados podem ser analisados de duas maneiras. A primeira é através de um mapa colorido , em que as cores representam as faixas de porcentagem de transparência alcançadas. A outra é através de planilha que mostra a porcentagem de cada unidade do MP analisada.


Portal de Transparência do MPSC

A Coordenadoria de Planejamento (COPLAN) é responsável pela estruturação, monitoramento, e publicação das informações no Portal da Transparência. Atuando com a sob a supervisão da Subprocuradoria-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, realiza periodicamente revisões dos conteúdos publicados e estimula os setores administrativos a acompanharem seus indicadores, mantendo-os atualizados.