Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) apresentou, no "II Encontro Regional de Segurança Pública: dados e estratégia de atuação", o projeto "Diagnósticos Criminais", que fomenta a integração de um banco de dados na área criminal reunindo diversos softwares de análise de dados em um único ambiente virtual. O projeto foi o segundo colocado no Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2019, categoria "Tecnologia da Informação". 

O projeto foi apresentado na tarde desta terça-feira (22/6) pelo Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Público (CCR) do MPSC, órgão responsável pelo seu desenvolvimento. Antes, pela manhã, o Coordenador do CCR participou da primeira mesa de debates do evento, que teve como tema "Atuação criminal por resultados: desafios e estratégias em prol da segurança pública". 

"A plataforma tem se mostrado um importante instrumento para pesquisa e acesso a dados por parte dos Promotores de Justiça, que podem conhecer melhor o cenário da segurança pública e prisional de sua comarca", atesta o Coordenador do CCR. Apenas nos últimos 90 dias, a plataforma recebeu 570 acessos para consultas das Promotorias de Justiça. 

O evento é realizado pela Escola Superior do Ministério Público do Paraná (MPPR), em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias (CAOP) Criminais, do Júri e de Execuções Penais do MPPR e com a Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 

Diagnósticos Criminais

Criado no âmbito do programa Tutela Difusa da Segurança Pública, o projeto Diagnósticos Criminais gera painéis dinâmicos com base em informações do próprio MPSC e de instituições parceiras. Esses painéis simplificam a compreensão de cenários, auxiliando os Promotores de Justiça a tomarem decisões relacionadas ao planejamento de ações, campanhas e projetos de prevenção e enfrentamento da criminalidade. 

De acordo com Jádel da Silva Júnior, o projeto disponibiliza análises de dados de forma inovadora e elucidativa para o Promotor de Justiça, para além da atuação tradicional na área criminal, permitindo maior entendimento do fenômeno criminoso em sua comarca.  

O Coordenador do CCR destaca que a realização do projeto somente foi possível graças à parceria colaborativa com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, a Polícia Militar de Santa Catarina, a Polícia Civil de Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, especialmente o Departamento de Administração Prisional, e o Conselho Nacional do Ministério Público, além do trabalho de excelência da Gerência de Ciência de Dados e Inovação do MPSC.