Post
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) alcançou 100% no ranking de implementação e cumprimento do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP) no ano de 2018, obtendo conceito de excelência. A avaliação faz parte do Radar Estratégico, iniciativa da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP) que busca acompanhar e avaliar a execução do PEN-MP nas unidades estaduais e ramos da instituição.

O Radar Estratégico fez a avaliação levando em consideração a captação de dados por meio de um questionário aplicado nos 26 Ministérios Públicos dos Estados e nos quatro ramos do Ministério Público da União (Federal, Militar, Distrito Federal e Territórios e do Trabalho). Os parâmetros são relacionados ao Plano Estratégico de cada instituição avaliada, como a existência de Unidade de Governança e de Unidade de Gestão Estratégica.

No MPSC, o Plano Estratégico foi construído ao longo de 2011 e 2012, sendo vigente de 2012 a 2022. Ao todo, foram escolhidos 20 objetivos estratégicos para serem desenvolvidos ao longo desse período, buscando atingir a Missão da instituição, que é promover a efetivação dos direitos da sociedade, visando fortalecer a democracia, a cidadania e o desenvolvimento sustentável. 

A avaliação do Radar Estratégico atribuiu o conceito de excelente para as unidades e ramos que alcançaram de 95% a 100% no ranking, ótimo de 90% a 94.99%, bom de 80% a 89,99%, regular de 70% a 79,99% e insatisfatório para os que alcançaram menos de 70%. Além do MPSC, outras 7 unidades alcançaram 100% de implementação e cumprimento do PEN-MP. 


O Planejamento Estratégico é um processo que auxilia na definição de objetivos e estratégias de uma organização. 

No MPSC, o Planejamento Estratégico 2012/2020 foi construído de forma participativa entre Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores da Instituição. 

Depois de diversas reuniões internas, definiu-se uma série de iniciativas estratégicas para tornar a instituição preventiva e mais próxima da sociedade.  

Ao todo foram escolhidos 20 objetivos estratégicos para serem desenvolvidos e monitorados até 2022. Cada um deles tem o objetivo de atingir a Missão da Instituição, que é promover a efetivação dos direitos da sociedade, visando fortalecer a democracia, a cidadania e o desenvolvimento sustentável.