O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri condenou nesta quinta-feira (21/2) Rodrigo Petermann, o Japa, a 22 anos de reclusão em regime inicialmente fechado e a 10 dias-multa. A sentença se dá pelo crime de homicídio qualificado por feminicídio, motivo fútil, recurso que dificultou a defesa da vítima e meio cruel (tortura) de Maria Aparecida Firmino Pereira. Ele também foi condenado pelo crime de roubo contra Jorge Trevisol. O crime ocorreu no dia 17 de junho de 2018, às 13h30, na Estrada Alto Rio Lessa, em Alfredo Wagner.

De acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina, Rodrigo matou a vítima a golpes de faca na cabeça e a atropelou mais de uma vez com um Jeep Cheroke, roubado de Jorge Trevisol, causando em Maria ferimentos e fraturas. O delito também foi cometido mediante o uso de meio cruel, uma vez que o réu decepou a orelha direita de Maria. Tudo porque a vítima não concordou que Rodrigo fosse embora e deixasse de estudar a bíblia.

Uma das testemunhas relatou para o júri que a vítima cuidava das feridas, fazia comida e tratava o réu como se um filho fosse e nunca presenciou nenhuma discussão entre eles. O júri concordou com a tese de feminicídio do MPSC uma vez que o crime foi motivado pela condição do sexo feminino da vítima e em contexto de violência doméstica, pois juntos, réu e vítima, estudavam a bíblia e faziam refeições.

Atuou pelo MPSC, o Promotor de Justiça Francisco Ribeiro Soares. Na defesa, o Advogado Jonas de Oliveira e o Juiz Presidente do Conselho de Sentença foi Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior. 



MPSC Tradutor - Entenda o feminicídio

Quando o cidadão faz uma manifestação ao Ministério Público ele passa a ter acesso a uma série de termos que são utilizados tanto na Instituição quanto no Poder Judiciário. O entendimento desta terminologia utilizada é parte fundamental no acesso à informação de qualidade. O "MPSC Tradutor" é publicado nos diversos canais de comunicação, como no Site, Youtube e Facebook. Ao lado, a Promotora de Justiça Susana Perín Carnaúba explica o que o Feminicídio.